quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Seminário sobre Violência Doméstica: estudos e perspectivas


              Fabíola Cangussu
              Com Informação da PM/MG

As polícias Civil e Militar realizam amanhã, 10 de agosto, as 9h30min, no prédio da 11ª Região Integrada de Segurança Pública, em Montes Claros/MG, o Seminário Violência Doméstica: Estudos e Perspectivas.

Os participantes irão conhecer os dados da pesquisa realizada pela psicóloga Leila Lúcia Gusmão de Abreu: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PERPETRADA CONTRA A MULHER NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, com base em ocorrências registradas em Agosto/2007 à Agosto/2009, fornecidos pelos comandos das Polícias Militar e Civil nesses períodos.

Segundo alguns autores, Violência Doméstica é o resultado de agressão física ao companheiro ou companheira e também aos filhos. As vítimas têm pouca autoestima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão. Na maioria dos casos, a ocorrência se repete várias vezes. A vítima se força a acreditar que o fato não irá se repetir.

Os especialistas são unanimes quanto à violência domestica: A denúncia é sempre o melhor caminho. A cada dia a lei avança no sentido de proteger o núcleo familiar contra esse mal. Neste ano o Supremo Tribunal decidiu que o Ministério Público pode denunciar o agressor nos casos de violência doméstica contra a mulher, mesmo que a mulher não apresente queixa contra o agressor.

IMPORTANTE:
A parceira entre as polícias, poder público e sociedade contribui para diminuição desses casos. As denúncias  através do Disk 100 garantem o anonimato

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário