terça-feira, 28 de agosto de 2012

Programa Olhar Brasil entregará 400 óculos para estudantes de Moc

Alessandra Marques
Ascom/Apas

Entre os dias 17 e 21 de setembro será realizada a entrega de 400 óculos, de forma gratuita, para estudantes de Montes Claros, através do programa Olhar Brasil. O Olhar Brasil é um programa do governo federal que funciona em parceria com as administrações municipais e que tem como objetivo permitir que a população de baixa renda que sofre com problemas de visão tenha acesso ao tratamento adequado, inclusive com a aquisição de óculos. Em Montes Claros, o programa começou a funcionar em 2011.

“Ainda em 2009 a equipe da Secretaria Municipal de Educação detectou que cerca de 42% dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentavam alguma dificuldade na alfabetização não sofriam de um problema de aprendizagem, mas de vista. O município então se inscreveu no Olhar Brasil em 2010, e no ano passado o programa começou a funcionar de forma efetiva na cidade”, conta Marta Aurora, secretária adjunta de Educação de Montes Claros.

Ela explica que o Olhar Brasil em Montes Claros funciona através da atuação conjunta das secretarias de Educação e de Saúde, além da APAS (Associação de Promoção e Ação Social). “Alguns professores da rede municipal de ensino passaram por treinamento na secretaria de Saúde para poderem detectar os alunos que aparentam ter problemas de visão. Após esta triagem inicial, realizada nas próprias escolas, os alunos são encaminhados até o Centro de Oftalmologia Social (COS), localizado no prédio do Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, onde passam por um exame oftalmológico. A partir dos diagnósticos os alunos são encaminhada para o tratamento adequado, e os que precisam recebem os óculos do programa”, revela.

Em dezembro de 2011 foi feita a entrega de 100 óculos do programa em três escolas municipais de Montes Claros. Em maio deste ano mais mil óculos foram entregues, e agora será a vez de quatrocentos estudantes do ensino fundamental do município e do programa Brasil Alfabetizado receberem os seus. Para facilitar a adaptação dos estudantes ao uso dos óculos, são eles que escolhem o modelo da armação, entre dez opções oferecidas.

“Eu, como pedagoga, reconheço a importância deste tipo de programa para o bom rendimento escolar e até para o desenvolvimento pessoal destes alunos. Durante o programa foram detectadas crianças que tinham até 8 graus de miopia, sem que os pais se dessem conta do problema. Já tenho recebido relatos, vindos dos professores, de que os alunos que receberam os óculos nas outras entregas já apresentaram melhoras, não só no rendimento escolar, mas até de comportamento”, comemora Marta.
A presidente da Associação de Promoção e Ação Social (APAS), Stela Gleide Martins leite, vê como muita alegria um projeto tão bacana como foi o Olhar Brasil, ao qual, ela coordenou em Montes Claros com tanto carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário