quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MARKETING E REDES SOCIAIS – PARCERIA QUE GERA FRUTOS


Fabíola Cangussu
Não há duvidas de que as redes sociais são um caminho democrático de repasse de informações e que aos poucos se torna uma grande ferramenta de marketing. Como comunicadora acho indispensável conectar-me a esse universo e perceber a melhor maneira de utilizá-lo.
Ao contrário do senso comum, os meios de veiculação da mensagem mudaram muito, mas a essência humana continua a mesma. Continuamos tendo os mesmos anseios e projetos de vida. Para tanto, devemos encontrar a maneira certa de chegar a cada indivíduo. Isso mesmo. A valorização do ser em sua individualidade deve continuar sendo respeitada.
Assim, perceber o momento certo de divulgar uma marca ou mesmo uma ideia nas redes sociais é indispensável. A maioria está ali para um determinado fim e não necessariamente a disposição para serem bombardeados de informações. Criatividade e respeito são fundamentais. Quando entro no Facebook, twitter e Orkut sei que 80% dos meus contatos são profissionais ligados a área da comunicação, portanto, os temas ligados a esse setor certamente serão bem aceitos e compartilhados.
Conhecer o perfil que deseja atingir é o primeiro passo para que a comunicação seja bem sucedida. Outro detalhe importante é conhecer a rede social que deseja atuar.
Recentemente deparei com um perfil fake no Badoo. Entrei em contato com a empresa explicando. Não surgindo efeito ativei perfil real. O interessante foi perceber a diferença de abordagem entre os membros. Mesmo escrevendo que o perfil no site tinha apenas interesse na ferramenta de comunicação, as mensagens veiculadas continham conotação de relacionamento intimo. Observando melhor o site, percebi que a rede segmenta por gênero. Constatação: é um espaço totalmente dirigido ao mundo da paquera.
Conclusão extremamente importante: As redes sociais são um mundo de infinitas possibilidades, se bem entendidas são ferramentas indispensáveis ao mundo das comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário