quarta-feira, 30 de abril de 2014

Santa Casa oferece Serviço de Atenção Psicológica


Ana Maria Santos


Com a proposta de proporcionar apoio psicológico aos colaboradores da Santa Casa, a instituição passa a disponibilizar, a partir do dia 05 de maio, o Serviço de Atenção Psicológica.
A iniciativa, voltada aos funcionários da Santa Casa de Montes Claros, visa garantir um espaço de atenção a saúde mental do trabalhador através do atendimento às demandas emocionais e psicológicas.
A Santa Casa de Montes Claros é pioneira na implantação desse serviço, que, atualmente, é uma tendência entre as empresas, que sentem a necessidade de oferecer aos colaboradores oportunidades de lidar com os fatores emocionais diante dos contextos pessoais e de trabalho.Por meio do apoio psicológico, o colaborador tem um espaço de aprendizado para desenvolver instrumentos e conhecimentos que auxiliam na orientação e condução da vida.
            Atendimento

De acordo com o psicólogo responsável, Danillo Lisboa, o trabalho é caracterizado por duas funções principais: terapêutica, possibilitando a elaboração de questões pessoais e preventiva, evitando a cronicidade de dificuldades circunstanciais.
“Tem sido comum na atualidade não estarmos atentos ao que acontece conosco e o atendimento psicológico pode ser um espaço de tomada de consciência diante das vivências cotidianas, favorecendo a tomada de posição, a prevenção ao agravamento de situações que geram mal estar e um espaço preparatório para outros cuidados com a própria experiência”, afirma.
Ele explica que a procura se dará de maneira voluntária, a partir da necessidade do colaborador em receber atenção psicológica em suas diversas demandas. Dependendo da situação, o colaborador poderá ser encaminhado para atendimento especializado com outros profissionais.
O psicólogo considera que com essa iniciativa, a Santa Casa avança e sai na frente para beneficiar o colaborador, haja vista que se trata de cuidar de quem cuida da saúde de tantas pessoas.
“O serviço de atenção psicológica tem o objetivo de valorizar o nosso profissional em relação à saúde mental, fator indispensável para o desempenho do trabalho no hospital”, conclui

Nenhum comentário:

Postar um comentário