domingo, 13 de abril de 2014

TERAPIA OCUPACIONAL AJUDA PACIENTES COM CÂNCER

 Professores elaboram projetos para a pintura
 Alunas aguardam o momento de começarem a pintar
 O trabalho conta com a participação de todos
Aos poucos as cores começam a alegrar as paredes (Fotos: Fabíola Cangussu)

Fabíola Cangussu
Voluntários, pacientes e acompanhantes resolveram personalizar o espaço do artesanato da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãzinho, através de pinturas nas paredes, deixando o ambiente das oficinas mais alegre.
Vânia Aparecida Lima, artista plástica e voluntária da Associação Presente conta que a atividade, além de ser lúdica, unir o grupo, faz com que desperte o sentimento de pertencimento.
- Eu fui convidada a participar das oficinas pela Dra. Príscila Miranda Soares, oncologista e presidente da Associação. Eu vim conhecer o projeto, gostei e estou aqui até hoje.
Segundo o psicólogo Pedro Fernandes, a terapia ocupacional além de trabalhar o emocional, ajuda no resgate de habilidades perdidas e muitas vezes, fomenta o surgimento de novas habilidades.
- Na terapia ocupacional o paciente que sofre algumas limitações impostas pelo tratamento contra o câncer, percebe que nesse processo ela pode descobrir maneiras de conviver com essa realidade, diminuindo o sofrimento, focando no que é possível realizar.
Maria França de Jesus, acompanhante de um paciente, diz que a atividade de pintura do atelier a fez aproximar pela primeira vez do mundo das artes, o que a ajudou a se distrair.
Clenir Ramos conta que sua mãe teve câncer, e nesse processo, Cristina Rabelo, sua professora de pintura a levou para conhecer a Associação e desde então ela se dispões a frequentar as oficinas, contribuindo com sua experiência e alegria.
Maria Neuza Leal, disse que foi convidada por Vânia Aparecida para conhecer e ajudar a Associação Presente.
- Sempre gostei e trabalhei com artesanato. Cheguei com o objetivo de ajudar e acabei sendo beneficiada. Porque quando nos doamos, somos nós que saímos enriquecidas. Então fica o convite a todos para conhecerem a Associação Presente e descobrir como pode contribuir– Conclui Maria Neuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário