quarta-feira, 9 de abril de 2014

Parceria: Ceanorte receberá ajuda técnica da Ceasa Minas


Ascom/Câmara

Insegurança, falta de estrutura e planejamento foram algumas das questões discutidas durante a Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas, através da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. Com o objetivo de firmar convênio de cooperação técnica operacional para a prestação de serviços entre a Ceasa Minas e a Ceanorte, a Audiência, proposta pelo deputado Paulo Guedes (PT),  contou com a presença de produtores rurais, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), além de vereadores e dos deputados Carlos Pimenta (PDT), Luiz Henrique (PSDB), entre outros.
Segundo o deputado Paulo Guedes, é preciso levar em consideração as reivindicações da comunidade em relação aos problemas enfrentados pela Central de Abastecimento do Norte de Minas (Canorte). "Os produtores que trabalham na Ceanorte são roubados constantemente. Além da falta de segurança, eles reclamam ainda que as cercas laterais do local estão quebradas", afirma o deputado. Para o Vereador Eduardo Madureira (PT), além das melhorias, outras ações também são necessárias. "A situação da Ceanorte é preocupante, porém é preciso salientar em relação ao projeto que cria um aterro sanitário que será implantado em uma área produtiva da cidade. A região de Mimoso fornece produtos que abastecem a Ceanorte, com a criação do aterro nesse local, cerca de 200 toneladas de lixo serão depositados diariamente no distrito", diz o parlamentar.
De acordo com o Vereador Rodrigo Cadeirante (PTN), a região é bastante produtiva. "É preciso valorizar o que é nosso. O poder de compra e venda da Ceanorte é muito grande porém, a falta de estrutura é lamentável. Um exemplo são os banheiros de péssima qualidade", afirma Rodrigo. "Montes Claros passa por um momento de expectativa muito grande de desenvolvimento. É preciso planejar ações sobre o desenvolvimento do município. Através do planejamento é possível antecipar os fatos e criar medidas eficazes que atendam os produtores que ali frequentam" complementa o Vereador Alfredo Ramos (PT). Outra questão levantada pelo deputado Luiz Henrique durante a Audiência foi quanto a Instrução Normativa 3 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que permite a importação de frutas do Equador. Segundo o deputado, essa importação prejudica os produtores do Norte de Minas uma vez que a produção frutífera da localidade gera renda e emprego para a população.
O Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura Ildeu Maia, ressaltou que em 2010 houve uma ampliação na Ceanorte porém, o local não comporta mais o número de produtores. De acordo com o secretário, 534 produtores rurais comercializam produtos no estabelecimento. sendo que 40% são do Norte de Minas. Semanalmente seis mil pessoas, entre comerciantes, feirantes e consumidores, passam pelo local.  "A circulação de compradores e vendedores é grande, mas precisamos e muitas melhorias e estamos de braços abertos para sermos parceiros da Ceasa para melhorar o conforto desses frequentadores". diz Ildeu. Com o objetivo de diminuir o número de roubos no local, ele afirma ainda que já está em fase de licitação uma obra para murar o local.
A instalação dos serviços da Ceasa Minas em Montes Claros consiste em um termo de compromisso entre o Poder Executivo Municipal e a Central de Abastecimento. Para o diretor técnico operacional da Ceasa Minas Edilberto José Silva, o problema da Ceanorte é uma questão de gestão. "A finalidade da parceria é informar e orientar os envolvidos com a Ceanorte quanto as melhorias em relação a gestão do local" afirma o diretor. Segundo o chefe do departamento técnico da Ceasa Minas Wilson Guide Veiga, Montes Claros apresenta um mercado consumidor local forte. 
"É preciso aproveitar a diversificação dos produtos para atrair cada vez mais a atenção dos consumidores", complementa Guide. Quanto a questão da falta de segurança, ele sugeriu que um convênio com a Polícia Militar para viabilizar o patrulhamento preventivo na localidade. Para Guide é essencial uma associação de produtores para que trabalhem em conjunto com a administração da central de abastecimento. Outro ponto ressaltado por ele foi a necessidade de capacitação dos funcionários e da modernização dos equipamentos, além do pagamento de taxas por parte dos produtores. O representante da Ceasa Minas afirmou ainda que sem a cobrança dessas taxas fica difícil a concretização das melhorias, já que a central, sem essa contribuição, ficaria a mercê da administração municipal que é trocada a cada quatro anos.
CEASA MINAS
A Ceasa Minas é uma empresa de economia mista do Governo Federal, que possui e administra diretamente o entreposto da Grande BH, localizado em Contagem - região Metropolitana de Belo Horizonte - e outras cinco unidades instaladas em Uberlândia, Juiz de Fora, Barbacena e Governador Valadares.
CEANORTE
A estrutura atual conta com 32 lojas, com um volume estimado de comercialização de 43.139 toneladas que movimenta cerca de R$ 54.931.000,00. Atualmente, 500 produtores rurais utilizam regularmente o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário