quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comissão discute atendimento regional na área da saúde


Ana Paula Paixão
Ascom/Câmara
Na última quarta-feira (09/04), os vereadores membros das Comissão de Saúde, realizaram reunião na Câmara Municipal de Montes Claros com o objetivo de discutir a questão do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Além dos parlamentares, estiveram presentes a Secretária de Saúde Ana Paula Nascimento, o Secretário Adjunto de Atenção Primária a Saúde, Danilo Narciso e o representante do Hospital Dilson Godinho, Hélder Leone Alves. Para o Vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB), presidente da Comissão, a reunião de trabalho é o melhor canal de comunicação entre o Poder Público Legislativo e os representantes dos hospitais, onde ambos têm a chance de discutir assuntos relevantes quanto a situação do atendimento relacionados ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e ainda sobre os demais atendimentos realizados pelo SUS.
"Esse trabalho precisa ser compartilhado devido sua importância para a população, e todos os hospitais do município foram convidados. Apesar de seus representantes terem confirmado presença, apenas um compareceu. Lamento esse descaso com a população" afirma Fernando.  "Os hospitais estão com diversos problemas e parece que seus representantes não estão interessados em resolver. É uma falta de respeito dos demais hospitais. No final, quem acaba pagando a conta é a população", complementa o Vereador Idelfonso da Saúde (PMDB). Para o Vereador Dr. Valdivino (PMDB), membro da comissão, apesar dos problemas existentes, o atendimento nos centros de saúde estão melhorando. "Sabemos que a dificuldade é muito grande, precisamos ajudar a melhorar o atendimento em Montes Claros. Fico contente em ver nos centros de saúde que acompanho um atendimento mais humano, inclusive a própria população declara isso" diz. Valdivino lembrou ainda quanto a retomada da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Chiquinho Guimarães.
Segundo o parlamentar Valcir da Ademoc (PTB), quando se trata de saúde é prioridade. "Muitas vezes não depende só do secretario, dos vereadores, é preciso uma união de forças", diz Valcir. Ele complementa que a construção da UPA é uma vitória da população que será a grande beneficiada com a Unidade. O Vereador sugeriu ainda durante a reunião, mais atenção em relação ao Hospital Alpheu de Quadros, que funciona 24 horas e atende uma demanda grande de pacientes. "Sei que é difícil mudar a situação da saúde em Montes Claros. Existem obras inacabadas que precisam ser retomadas, além de outros problemas que necessitam ser resolvidos. Essa reunião tem como objetivo fazer com que a população seja a maior beneficiada" complementa a Vereadora Marly (PTB), membro da Comissão de Saúde. Já o Vereador Ladislau (PMDB), parabenizou o trabalho da Comissão e salientou quanto a obras importantes na cidade. "Fico preocupado com a morosidade entre o anuncio de uma verba e o início da obra. Apesar de termos obras anunciadas, como no bairro Nossa Senhora das Graças, gostaria de entender o porquê da demora" diz Ladislau.
Durante a reunião, a secretária Ana Paula explicou o que vem sendo feito para melhorar o atendimento na região. "Montes Claros tem uma responsabilidade não só com a cidade mas também com outros municípios. Existem 37 construções e reformas aprovadas a serem realizadas, alinhamos a estrutura de trabalho capacitando os profissionais. Temos ainda um projeto chamado saúde sem limite, que é especifico para demandas de pessoas que estão aguardando consultas especializadas ou exames demorados". Em relação a atenção primária, o secretário adjunto Danilo Narciso, destacou algumas questões. "A primeira delas é que saltamos de 80 pra 103 equipes na área de Estratégia da Família, na busca de atender 100% da cidade. Existe também um convênio com a Universidade Estadual de Montes Claros, além da criação de quatro unidades de atendimento, que vão permitir que pessoas em tratamento médico, possam morar nas unidades durante determinado tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário