sexta-feira, 25 de abril de 2014

40ª Expomontes Segurança dos 360 mil visitantes é planejada

Ascom/Expomontes
Integrantes do comitê de segurança pública da 11ª RISP (Policias Militar, Civil e Federal; Ministério Público; Bombeiros), representantes da Sociedade Rural, Cia Promoções, Total Eventos e Prefeitura Municipal de Montes Claros (Conselho Tutelar, Secretaria de Cultura e de Meio Ambiente, Defesa Social e MCTRANS), se reuniram, nesta sexta-feira (24), para discutir ações integradas de segurança para a 40ª Expomontes.
O Cel César Ricardo, chefe da 11ª RPM, afirmou que a Expomontes é o maior evento de Montes Claros, com alto investimento e as ações devem ser planejadas para que não haja problemas durante a realização da Mostra. “Não podemos ser surpreendidos. Em 2013 funcionou bem, mas agora queremos minimizar os impactos. Queremos evitar todos os tipos de problema”, encerra.
Mesmo pensamento do presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, que revela que a Sociedade Rural é a maior interessada que o evento transcorra bem. Por isso, anualmente é selecionada uma equipe para desenvolver projetos e executar ações. “A Expomontes é uma festa da família norte mineira e, por isso, precisamos da união para que a  maior festa popular do interior de Minas seja organizada. Vamos receber cerca de 360 mil pessoas nos 12 dias de festa”, afirma.
Major Rômulo, Chefe de Planejamento da PM, iniciou a reunião apresentando estudo sobre as ações positivas e negativas de 2013 e o que deve ser feito em 2014. “Para este ano, para melhor monitoramente, serão instaladas câmeras de seguranças, catracas de controle de público no dia 03/07, criação de centro de comando, proibição de comercialização de bebidas destiladas de garrafas, faixas de advertência com indicação de idade mínima de ingestão de bebidas alcoólicas, controlar ambulantes e vendedores da parte externa por causa do trânsito. Tomadas essas providencias, aliadas as outras já existentes, teremos um evento com eficiência e excelência”, finaliza.
O Major Gouveia, do Corpo de Bombeiros, alertou sobre a quantidade de pessoas que podem ter acesso dentro do Parque e também explanou sobre os tremores de terra. “Dentro do Parque o número máximo é de 32 mil pessoas. Mais que isso não podemos liberar. Sobre os tremores, eles não matam, sabemos disso, mas o pânico sim! Então, nós devemos levar em consideração esse assunto, que é imprevisível”, finaliza.
O Secretário de Defesa Social, Cel Franklin da Silveira, garantiu que as demandas referentes à Prefeitura no que tange a segurança do dia 03/07 vão ser providenciadas. “Vamos fazer um pregão para contratar os serviços brevemente, como por exemplo, catracas, detectores, dentre outros”, diz.
Além disso, a MCTRANS vai elaborar um planejamento para evitar congestionamento na Avenida Geraldo Athayde. “Nós tivemos dois grandes desafios em 2013: os moto taxistas e as barracas em vias públicas. Temos que evitar. Contamos com a ajuda de todos para solucionar esta questão”, disse José Maria Domingues, chefe da fiscalização.
Outro ponto discutido foi o horário máximo dos shows e funcionamento do camarote. A Sociedade Rural e Cia Promoções vão encaminhar pedido para o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) para posterior deliberação. Nos anos anteriores, as apresentações encerraram religiosamente à 01h.
O Diretor Financeiro Rural, Bernardo Pinheiro, informou que a Economontes, a pedido da entidade, está realizando uma consulta pública no entorno do Parque para saber os impactos causados pela Expomontes. “Queremos a melhor de todas as Exposições. Vejo que evoluímos. A cada ano os problemas são menores. Estamos profissionalizando cada vez nossos serviços. Somos parceiros de todos vocês e vice versa. Nós queremos os melhores resultados”, afirma.

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