quarta-feira, 9 de maio de 2012

Santa Casa de Montes Claros obtém renovação de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde

Mais uma vez, a Santa Casa de Montes Claros comprova a sua vocação para a prestação de serviços de saúde com qualidade à população norte - mineira. Por meio de portaria nº 391, publicada no Diário Oficial da União do dia 07 de maio de 2012, o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães deferiu o pedido de renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde à Irmandade Nossa Senhora das Mercês – Santa Casa de Montes Claros. A renovação é válida pelo período de 30 de abril de 2010 a 29 de abril de 2013.

O que é o CEBAS SAÚDE

A certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde tornou-se competência do Ministério da Saúde a partir de publicação da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. As regras vigentes trazem um novo olhar para a certificação na área da saúde, com foco no fortalecimento da gestão do SUS e na potencialização das ações das Entidades Beneficentes para a estruturação das Redes de Atenção à Saúde, resultando em ampliação e melhoria da qualidade do acesso aos serviços de saúde.

Com a publicação da Lei nº 12.101, a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, que antes era de competência do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS tornou-se responsabilidade dos Ministérios da Saúde, Educação e Assistência Social.
Como é concedido
O Certificado é concedido pelo Ministério da Saúde à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social, com o objetivo de prestar assistência na área da saúde, cumpridas as condições estabelecidas pela legislação. A obtenção do CEBAS SAÙDE possibilita às instituições, dentre outros benefícios a isenção de contribuições sociais, conforme a Lei nº 8.212 de 24/07/1991 bem como a assinatura de convênios com o poder público.

A lei estabelece ainda inserções de ações prioritárias de saúde no conjunto de critérios que comprovam a prestação de serviços pelo SUS, para fins de certificação.





Fonte: www.portal.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário