segunda-feira, 28 de março de 2011

RECICLAGEM PROFISSIONAL É OBRIGATÓRIA PARA PERMANECER NO MERCADO

Fabíola Cangussu
Repórter


Já se foi o tempo em que se formar o segundo grau garantia o emprego. Hoje não se pode parar nem depois da conclusão do terceiro grau afirma a empresária Danielle Fernandes responsável pelo departamento de RH da Empregafácil.
- Antigamente não existia prazo de validade para os profissionais. Mas hoje o que mais se espera é que os profissionais estejam sempre se atualizando, fazendo curso de especializações com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos. O avanço da ciência está cada vezes mais veloz, fazendo com que o conhecimento adquirido perca terreno rapidamente – afirma Danielle.
A especialista em RH alerta que a globalização fez com que a atualização profissional seja condição indispensável para o exercício da profissão.
- Não existe mais aquela ideia de que somente os grandes centros necessitem de profissionais em constante reciclagem. Não faz diferença se estamos em Belo Horizonte, Jaíba ou Montes Claros, aperfeiçoar é preciso. Não importa a área, o fenômeno de mudanças profissionais acontece com maior ou menor intensidade. Desde o médico, que a todo o momento surge novas doenças e novas formas de trata-las, quanto um vendedor, que precisa conhecer o avanço das tecnologias existentes nos produtos vendidos, que pode ser na área de informática e eletrodomésticos ou mesmo de tecidos – alerta.
Segundo Danielle os profissionais precisam ficar atentos ao que acontece a seu redor, buscando descobrir conhecer tudo que surge em sua área.
- Muitas vezes não é necessário fazer cursos de longa duração. Às vezes alguns oferecem em poucas horas/aulas novidades que acrescentam a experiência adquirida no exercício diário profissional. O que o trabalhador não pode nunca é acreditar que pode se contentar com os conhecimentos já obtidos. Reforço o fato de que a pessoa nesse mundo globalizado necessita reciclagem sistemática, independentemente se está em grandes centros ou em pequenas cidades – enfatiza a empresária

Nenhum comentário:

Postar um comentário