quinta-feira, 31 de março de 2011

ADENOR REALIZA SEMINÁRIO DE CONSULTOREs

Nágla almeida
Ascom/Adenor

No próximo dia 05 de abril, terça-feira, a Adenor realizará o Seminário de Formação da Rede de Consultores do Norte de Minas, para a elaboração de projetos públicos e privados e atendimento especializado às demandas das microrregiões norte-mineiras. O objetivo é dar mais um passo para a efetivação de sua missão: "contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável do norte de Minas Gerais".

“Um ambiente econômico competitivo, seguro ao investidor e atrativo ao desenvolvimento de negócios faz parte do Plano Estratégico da Adenor que busca atrair investimentos por meio da competitividade sistêmica da economia regional”, afirma Geraldo Drumond, presidente.

“Para isto é indispensável a captação de inversões produtivas, uma vez que a promoção do investimento privado é vista como elemento-chave da integração territorial competitiva do Estado, pré-condição para que os benefícios do desenvolvimento econômico regional se efetivem”, completa Márcia Versiani - Superintendente Executiva Adenor.

O evento será realizado no Auditório da ACI, na Rua Carlos Gomes, 110, das 8h às 17h. Representantes dos conselhos da Adenor, de entidades, lideranças e empresários vão participar de palestras e debates acerca do desenvolvimento regional, a partir de ações com a Agência.

De acordo com a programação, está prevista breve apresentação da Adenor, por Geraldo Drumond, presidente. Em seguida, palestra sobre a “Política Territorial do Banco do Nordeste”, com Levindo de Castro Pinto e João Etevaldo. O Gestor da Macro Região Norte do SEBRAE, Cláudio Luiz de Souza Oliveira, discorrerá sobre sua área de atuação. Pela Fiemg/Norte, Ézio Darioli, abordará sobre projetos de recuperação das bacias hidrográficas.

Os convidados também saberão mais sobre o papel do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais - INDI - na atração de investimentos, com Valéria Khoury, Gerente de Desenvolvimento Regional. E a Adenor apresentará proposta de formação da Rede de Consultores, mapeamento das oportunidades de investimentos conforme potencialidades diagnosticadas, identificação de empreendimentos afins aos segmentos potenciais e elaboração de plano de ações para captação de projetos.





Sem projetos não há avanço



“Atualmente, a maioria dos empreendimentos privados e públicos que são anunciados, com o objetivo de implantação no Norte de Minas, não avança em função da falta ou por deficiência dos projetos apresentados”, diz Davidson Barbosa Dantas, conselheiro da ADENOR.

A Rede terá acesso a um banco de dados sobre a região. Quando a demanda de determinado projeto for direcionado para a Adenor, esta disponibilizará a proposta para os consultores, que poderão compor o grupo de elaboração, de acordo com regras previamente combinadas.

“Com o funcionamento da Rede de Consultores, a ADENOR estará apta para elaborar projetos. Também ser consultora, como correspondente, de várias instituições de fomento - privadas, públicas, ong's, internacionais - e encaminhar propostas e projetos de todos os segmentos, tanto na área pública como privada. As propostas seriam elaboradas pelos consultores cadastrados na Rede, interagindo todas as ações de desenvolvimento da região”, explica.

Davidson completa que “para os consultores integrantes da Rede, haverá um ganho institucional muito grande, pois participarão de ações junto a bancos, órgãos públicos, ong's, etc. A troca de informações ajudará a sanar os problemas inerentes a cada área, que dificultam o andamento dos projetos, tais como: análise econômico-financeira, indicadores técnicos, avaliação de bens, questões ambientais, registros cartorários, licenças sanitárias, etc”.

O consultor garante que “o Norte de Minas terá um ganho considerável em relação à efetivação dos projetos idealizados pela Rede de Consultores, concorrendo para melhoria dos indicadores econômicos e sociais através da geração de emprego e renda e do equacionamento de gargalos estruturais, tanto de relacionamento institucional quanto de infraestrutura

Nenhum comentário:

Postar um comentário