terça-feira, 11 de setembro de 2012

INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS PARA O CURSO ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA PROMOÇÃO À SAÚDE



Agência Minas
 
Professores, diretores e cantineiros que se inscreveram para o curso de qualificação á distância do “Programa Educar, Nutrir e Cultivar” (PNAE) devem ficar atentos as datas de veiculação das aulas inaugurais via Canal Saúde.
Criado pelo Governo de Minas Gerais, o programa faz parte de uma Política e de um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa tem como objetivo “garantir alimentação saudável, adequada e solidária”, além de fortalecer a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar e nutricional para os alunos das escolas públicas estaduais de educação básica.
Destinado a diretores de escolas, professores das áreas de Biologia, Ciências e Educação Física do 1º ciclo escolar e cantineiras, as inscrições para educadores já foram encerradas, mas os diretores e cantineiras interessadas no “Curso Estratégias Nutricionais para Promoção à Saúde”, ainda podem se inscrever via Canal Saúde, no endereço http://www.canalminassaude.com.br/cursos/extensao/cultivar-nutrir-e-educar/.
Segundo a coordenadora do departamento de Educação á Distância, do Canal Saúde, Valdívia Marçal, o curso “Estratégias Nutricionais para promoção à Saúde”, oferece oito mil vagas, e as inscrições ficarão abertas até as turmas serem fechadas.
O curso a distância terá início no dia 18 de setembro, com uma aula inaugural que será veiculada pela TV. “Essa primeira semana será para o público em questão se ambientar ao conteúdo. Os inscritos receberão um email com orientações sobre como acessar o curso via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), junto ao login e senha que darão livre acesso a plataforma. Quando o candidato acessar esta página encontrará disponível o manual do curso, com o esquema da programação das aulas seguintes”, explicou Valdívia Marçal.
O Curso Estratégias Nutricionais para Promoção à Saúde voltado professores terá início no dia 25 de setembro e se encerram no dia 23 de outubro. Segundo a coordenadora do departamento de Educação á Distância, como os cursos têm metodologias diferentes o curso voltado para professores é mais amplo e as aulas terão duração de 60 minutos. A duração do curso é de 30 dias. Os professores serão apresentadas sugestões de atividades para serem desenvolvidas com os alunos em sala de aula. Os professores também contarão com material de referência e leitura complementar.
Organização do curso
Para os diretores de escolas e cantineiras são oferecidas oito mil vagas e terá carga horária de 20 horas. Já para os professores a oferta é de três mil vagas e curso tem duração de 40 horas.
Atualmente, 95% escolas estaduais já contam com as antenas que transmitem a programação do canal. O recurso para a aquisição do equipamento foi liberado pela Secretaria de Estado de Educação.
As tele aulas abrirão o curso e a segunda parte será realizada no ambiente virtual e o conteúdo será diferenciado, pois vai atender a área de atuação do profissional participante.
- Queremos que o professor mostre aos alunos que a alimentação oferecida nas escolas é saudável, com um cardápio elaborado pelos nutricionistas da Secretaria. Também forneceremos ao professor um material que vai ajudar os estudantes em uma análise nutricional. Fizemos uma avaliação do valor calórico do nosso cardápio e do lanche que eles, normalmente, levam para a escola, exemplifica a nutricionista da SEE, Clarice Ferreira Dutra.
O ambiente virtual também será utilizado para a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos professores e diretores. Para os profissionais que atuam com a manipulação de alimentos na escola não haverá ações no ambiente virtual. Para eles serão distribuídas cartilhas com informações sobre a forma correta de manipulação dos alimentos, dicas de higienização e informações sobre o PNAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário