terça-feira, 7 de junho de 2011

IMPUNIDADE PARA A HOMOFOBIA : 9 ANOS DEPOIS , JULGAMENTO DO CASO IGOR XAVIER ADIADO MAIS UMA VEZ EM MONTES CLAROS- MG!



Em 1º de março de 2002, a cidade mineira de Montes Claros recebeu, com pesar e surpresa, a notícia do bárbaro assassinato do bailarino e coreógrafo Igor Leonardo Lacerda Xavier. Artista e professor em franca ascendencia na cidade.

O motivo do crime: homofobia. O assassino confesso, que declarou ” detesto homossexuais” é o fazendeiro Ricardo Athayde Vasconcelos, que contou com a participação do seu filho, Diego Rodrigues Athayde e seu irmão Márcio Athayde Vasconcelos, pessoas de familias influentes da cidade. Eles nunca foram a julgamento.

O julgamento já foi marcado e depois cancelado em 2007, por um habeas corpus impetrado pelos réus e aceito pelo Tribunal de Justiça do Estado. Os acusados seguiram impetrando recursos para postergar o julgamento , apesar de intensa mobllização da família, da comunidade artística e de cidadãos da cidade indignados pela perda de seu querido artista forma tão cruel e por motivo de intolerância.

Saiba mais em : http://igorvive.blogspot.com/2009/02/saiba-mais-sobre-o-caso-igor-xavier.html

Dia 10 de maio, a senhora Marlene Xavier, mãe de Igor e coordenadora da “Associação Igor Vive” foi chamada à Promotoria. Segundo ela, foi com o espírito preparado para uma boa notícia sobre os preparativos para o julgamento. Veja decisão do TJMG, aqui:

http://www.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_movimentacoes.jsp?comrCodigo=433&numero=1&listaProcessos=02044748

O promotor simplesmente disse a ela que o Sr. Juíz, Dr. Antonio de Souza Rosa, "entendeu" que Montes Claros não tem estrutura para sediar um julgamento desse porte porque não oferece segurança para os réus por causa da grande publicidde do caso.

O assassinato de IGOR XAVIER é mais um caso brasileiro de crimes contra os direitos humanos em que os assassinos são conhecidos e permanecem impunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário