domingo, 12 de junho de 2011

CINEPOESIA INCENTIVA JOVENS A PRODUZIR CULTURA




Luís Alberto Caldeira
ASCOM
A TV Geraes, retransmissora da Rede Minas/TV Cultura em Montes Claros, entregou, sábado, 11 de junho, no prédio do ensino médio do Colégio Sólido, certificados aos participantes do projeto “Cinepoesia”, que mobilizou estudantes de 10 a 24 anos de escolas públicas e particulares da cidade a desenvolverem produtos audiovisuais para serem subsidiados e veiculados na emissora.


Ellen Parrela, diretora da TV Geraes, explica que o “Cinepoesia” é um projeto do governo federal, em parceria do governo estado, que distribuiu no território de Minas Gerais, principalmente no interior, 100 pontos de cultura, instrumentalizando, colocando equipamentos de alto nível nas mãos de grupos que produzem cultura.


- A ideia é prover as ferramentas, socializar os meios de produção, para que os grupos que já fazem cultura tenham um instrumental à sua disposição para valorizar a sua produção cultural local – revela.


Em parceria com a TV, quase 30 jovens se dividiram em três grupos para a produção de vídeos. Segundo Ellen Parrela, esta primeira oficina foi um ponto de partida para uma ação mais abrangente e que faz destes estudantes oficialmente produtores de audiovisual para a emissora.


- Agora, eles próprios, a partir dos projetos que querem fazer, vão acionar os técnicos da TV Geraes para lhes ensinar aquilo que eles precisam saber para a realização. Com isso, invertemos a relação pedagógica, que é muito autoritária no sentido de que o aluno tem que aprender aquilo que o MEC resolveu que ele tem que aprender. A questão do desejo do aluno nunca é muito considerada nas escolas. Então, estamos invertendo esse processo. Eles estão apresentando os seus projetos. Há uma liberdade de criação. Os grupos estão trabalhando com ideias muito diversas, cada um seguindo a sua tendência, seu estilo de produção, seus interesses. E a partir deste projeto, eles próprios vão mobilizar o know how para realizar aquilo que querem fazer – detalha.


Ainda para diretora da TV Geraes, além de alinhar à proposta educativa da emissora, o projeto objetivou tornar realidade ideias dos estudantes em forma de vídeos.


- Só de termos conseguido mobilizar essa turma de jovens a se interessarem no produto audiovisual, de ter acordado para a possibilidade de eles usarem a TV Geraes como canal de comunicação de seus projetos gestuais, sua criatividade, já foi um ganho – comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário