terça-feira, 19 de abril de 2011

A ÚLTIMA CEIA – ESTUDOS TENTAM ENTENDER CONTRADIÇÕES HISTÓRICAS




Fabíola Cangussu

Nesta semana o mundo tomou conhecimento sobre estudos realizados pela Universidade de Cambridge a respeito da data certa em que correu a Última Ceia de Cristo e seus apóstolos, em que tanta acabar com contradições históricas a respeito desse fato. Assim os estudos apontam que a última ceia ocorreu numa quarta-feira e não na quinta.
O professor e pesquisador Colin Humphreys disse, durante a divulgação de seu trabalho, que não conseguia entender porque nos escritos não havia nada que se falasse sobre a quarta-feira.
"Eu estava intrigado com as histórias bíblicas sobre a última semana de Jesus, nas quais ninguém consegue encontrar nenhuma menção de quarta-feira. É chamado de um dia perdido. "Mas isso parecia ser tão improvável: afinal de contas Jesus era um homem muito ocupado."
Os estudos do professor demonstram que Jesus, Mateus, Marcos e Lucas estavam usando o calendário pré-exílico, do tempo de Moisés e que conta o primeiro dia do mês a partir do final do antigo ciclo lunar, enquanto João estava se referindo ao calendário oficial judaico.
O pesquisado só não conseguiu explicar essa diferença de calendário, uma vez que a Páscoa Judaica era uma data de extrema importância para os povos da época.
Baseado nessa descoberta o pesquisador conseguiu reconstituir o calendário pré-exílico e estabeleceu a data da Páscoa judaica no ano 33 dC e que define a crucificação de Cristo na quarta-feira, 1o de abril. Com essa nova data, a Páscoa seria no primeiro domingo de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário