quarta-feira, 27 de abril de 2011

AGROAMIGO É PREMIADO EM PRÊMIO DE INOVAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

O Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado Rural do BNB, Agroamigo, recebeu ontem (25) o prêmio de segundo lugar no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, durante cerimônia realizada no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília (DF).
Promovido pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ministério de Planejamento, em conjunto com a Agência de Cooperação Internacional do Japão e da Alemã de Cooperação Internacional, a iniciativa contou com 117 propostas inscritas.
Durante o evento, as dez ações finalistas – divulgadas em novembro passado –, apresentaram-se e conheceram sua ordem de classificação no concurso, que visa estimular a implementação de iniciativas inovadoras em organizações do Governo Federal.
Estiveram presentes no evento, o diretor de Gestão de Desenvolvimento, José Sydrião de Alencar Júnior, e o superintendente da Área de Agricultura Familiar e Microfinança Rural, Luis Sérgio Farias Machado, que destacou a importância conferida pelo presidente Roberto Smith ao programa de microcrédito rural.
“O Agroamigo foi criado em 2005, com total apoio da gestão Smith. De lá para cá, o Banco disponibilizou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, beneficiando cerca de 1,2 milhão de produtores, o que contribuiu significativamente para a geração de renda no meio rural”, afirmou o gestor.



Reconhecimento
Para o presidente Roberto Smith, o Agroamigo foi merecedor do reconhecimento público porque traduz uma forma específica de inovação em um banco de desenvolvimento.“Os resultados do Programa são animadores, as taxas de inadimplência bastante reduzidas, o que implica que o crédito vem sendo bem direcionado e está obtendo o efeito que se espera. O Agroamigo é uma adaptação do programa de microcrédito urbano para o meio rural, por meio do Pronaf, e vem passando por ajustes sucessivos, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nordeste Cidadania”, ressaltou.



De acordo com o presidente, o prêmio “também espelha a abnegação de todos que participam dessa empreitada, que tem possibilitado o aumento da produção na agricultura familiar e a retenção do homem no campo com melhoras consideráveis, o que se insere na política pública de erradicação da miséria”, disse.
Além de obter o selo de certificação da Enap, o Agroamigo foi agraciado com um intercâmbio junto ao governo e à Sociedade Alemã de Cooperação Técnica (GTZ). O primeiro colocado da 15ª edição do prêmio foi a iniciativa “Estratégia de Saúde da Família”, do Departamento de Atenção Básica (DAB), do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário