segunda-feira, 11 de abril de 2011

OPINIÃO – UM POUCO DE CULTURA NA TV DE DOMINGO




Fabíola Cangussu


Sempre que falam de TV vem em minha cabeça o drama da total falta de opção na programação das redes abertas, principalmente no domingo. Mas O Domingão do Faustão nesta última edição abriu uma pequena fresta que se bem trabalhada pelos outros órgãos de comunicação, poderá se tornar uma janela sobre a cultura da América Latina.
Sei que alguns intelectuais não irão concordar comigo ao lerem essas palavras elogiando um quadro do Faustão. Eu os entendo e compartilho de muitas das críticas feitas por todos ( isso não me qualifica como intelectual). Porém nesse momento quero celebrar o que assistir ontem. Eu vi a “Solidão da América Latina na Imprensa (Mídia)Brasileira” ser um pouco abrandada. Artistas desses países puderam apresentar na TV brasileira, mostrando um pouco do seu trabalho. São povos que só vemos falar em nossas TVs por conta de atos políticos desastrosos ou por violentos fenômenos da natureza.
Quem hoje pode me falar qual o principal cantor Chileno? Qual o nome do artista plástico Argentino de maior expressão? Quem é a Fernanda Montenegro da Guatemala? Ou mesmo, o escritor uruguaio que melhor simboliza aquele país?
Sim, somos totalmente analfabetos quando o assunto são nossos hermanos. Talvez seja pela diferença de idiomas. Mas culpar a língua pátria pode ser muito simplista, afinal significaria que deveríamos conhecer somente sobre a cultura dos países lusofônicos. O problema é um pouco maior e que necessita ser visto com cuidado e vontade de se fortalecer a América Latina no contexto mundial.
Fica então, os parabéns para a produção do Faustão que trouxe a América Latina para nossa sala de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário