quarta-feira, 20 de abril de 2011

ARCEBISPO DE MONTES CLAROS CELEBRA MISSA DE LAVA-PÉS NA CATEDRAL

Ascom

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura presidirá nesta Quinta-Feira Santa a tradicional Missa de Lava-Pés. A Celebração Eucarística será às 19h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, centro da cidade. Farão a vez dos apóstolos representantes do grupo Jovens em Oração, Trabalho e Amizade (JOTA), da paróquia.
Neste dia, a Igreja celebra a doação de Jesus e o sangue que derramou para dar a vida à humanidade. Ele comemora a Páscoa dos judeus com os discípulos, e, nesse contexto, institui a Eucaristia como antecipação e memorial de sua morte e ressurreição, ou seja, a Páscoa Cristã. Por isso, a celebração principal do dia é a ceia pascal, quando a comunidade cristã lembra com especial afinco as três grandes dádivas que Jesus deixou durante a última ceia: Eucaristia, Sacerdócio e mandamento do amor.
Ao terminar a Missa, uma procissão rápida leva o Santíssimo (hóstia consagrada) a um lugar preparado com antecedência, onde permanecerá exposto no decorrer da manhã da sexta-feira, para a adoração dos fiéis. Prega a Igreja que as visitas feitas ao altar do Santíssimo são expressões de fé e gratidão a Deus por sua presença no meio do povo.
No caso da Catedral, o Santíssimo ficará na Cripta, nos fundos do templo, para adoração, visto que, na Sexta-Feira da Paixão, não há Missa (cujo cume é a Consagração Eucarística) em lugar nenhum do mundo.
PAIXÃO – A programação da Semana Santa na Catedral prossegue até 24 de abril. Na Sexta-Feira Santa, às 7 horas, acontece a popularíssima Procissão do Encontro. Os homens, com o andor da imagem do Senhor dos Passos, saem da Catedral e as mulheres, com o andor de Nossa Senhora das Dores, da Matriz de Nossa Senhora e São José, rumo à Praça Flamarion Wanderlei, no bairro São José. Diáconos e padres acompanharão reflexão de Dom José Alberto Moura sobre um fato que, embora não seja bíblico e finque raízes na Sagrada Tradição da Igreja, sempre desperta muita emoção: o encontro de Maria e Jesus prestes a ser crucificado.
Às 15 horas do mesmo dia, Dom José Alberto celebra a Solene Ação Litúrgica na Catedral. E, às 18 horas, Padre Dorival Barreto faz Via-Sacra por ruas da paróquia.
SILÊNCIO E PÁSCOA – A Igreja ensina que o Sábado Santo é destinado ao silêncio, à espera do grande júbilo da ressurreição. Tudo para que, às 20 horas, sempre na Catedral e sob o comando do Arcebispo de Montes Claros, ocorra a Solene Vigília Pascal ou Mãe de todas as vigílias.
No Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor haverá missas na Catedral (9 e 19h), no Santuário Bom Jesus (8h) e na Capela São José (9 e 19h), além da Celebração do Batismo, 10h, na Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário