quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

IDOSOS DA MACRORREGIONAL NORTE TEM APOIO DO LA DEFENSE




No centro Mais Vida os idosos tem acesso a todos os procedimentos, inclusive o fisioterapia (FOTO: JERUSIA ARRUDA)
Ascom/RUN

Os idosos assistidos pelo Centro Mais Vida Eny Faria de Oliveira, que atende à Macrorregional Norte, agora contam com mais um benefício. É que a Secretaria de Estado da Saúde do Norte de Minas firmou um convênio com o hotel La Defense, que vai oferecer serviço de hotelaria aos idosos e acompanhantes que saem do seu município para serem atendidos no Centro, em Montes Claros, e que necessitam permanecer na cidade para realização de exames e consultas.
Segundo a coordenadora administrativa, Eleneuza Luiz Cezar, o Centro oferece os procedimentos e consultas necessários para avaliação e cuidado com o paciente, previamente agendados.
- Na primeira consulta o paciente é avaliado e são identificados os procedimentos a que devem ser submetido e, assim, é definido um plano de cuidado, que é realizado no próprio Centro. No plano de cuidado constam os tratamentos mais adequados, são prescritos os medicamentos e outras recomendações para acompanhamento do paciente pelo Programa Saúde da Família. Caso seja necessário retorno ao Centro para consultas com especialistas ou outros procedimentos, o agendamento é feito na hora e o paciente volta para casa sabendo quando terá que retornar – explica.
Em caso de procedimentos mais demorados, Eleneuza explica que o Centro oferece lanche e almoço, evitando o deslocamento dos idosos.
- Além disso, com o serviço de hotelaria, além de oferecer condições de permanência em um local adaptado às suas condições físicas, os idosos também têm à disposição carro para se deslocar do hotel ao Centro, com todo conforto, tudo pago pela SES – completa.
Para se deslocar do seu município para Montes Claros, os idosos são transportados pelos ônibus do Sistema de Transporte em Saúde (SESTS), acompanhados por um profissional de enfermagem.
ACESSO
O Centro Mais Vida atende prioritariamente aos idosos frágeis, ou seja, com 80 anos ou mais ou estar acima de 60 anos e fazer uso de cinco medicamentos diferentes por dia, ou ter cinco diagnósticos que indiquem problemas de saúde comuns à terceira idade, como osteoroporose, hipertensão e diabetes. Também são classificados como frágeis os idosos com internações hospitalares frequentes, com imobilidade total ou parcial, com dificuldade na marcha, com incapacidade cognitiva (depressão, demência), além daqueles que sofrem com doenças neurodegenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer.
Para ter acesso aos serviços o paciente deve antes passar pela unidade básica de saúde, centros de saúde ou Programa Saúde da família. O médico deverá preencher um formulário que será entregue à regulação assistencial da secretaria municipal de Saúde, cabendo a esta o agendamento, através do sistema eletrônico.
Para atender aos idosos encaminhados o Centro Mais Vida conta com uma equipe multidisciplinar formada por 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, e 12 profissionais administrativos e de manutenção, que atuam seguindo o protocolo e as linhas-guia de atenção à saúde do idoso da SES.
MAIS VIDA
O Programa Mais Vida é um projeto prioritário do governo de Minas Gerais que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Para tanto, busca oferecer um padrão de excelência nas ações de saúde, de modo que a população tenha longevidade, com independência e autonomia.
As ações do Mais Vida incluem a descentralização da assistência, a organização da rede e a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para a atenção à Saúde do Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário