sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ALUNOS INTERESSADOS ENCONTRAM APOIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Agencia Minas


Já estão abertas as inscrições do Programa de Aprofundamento de Estudos daSecretaria de Estado de Educação. Escolas de todo o Estado podem participar.
Este programa oferece aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Minas Gerais a oportunidade de aumentar a carga horária de estudos no contraturno das aulas, e tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula e também preparar o estudante para o Enem, exames vestibulares, concursos públicos e outros testes de seleção. Neste ano o estado oferece 50 mil vagas. O Aprofundamento de Estudos permite diferentes organizações curriculares. Este ano, a matriz de referência para os estudos será a mesma do Enem, mas pode variar de acordo com a demanda de determinada escola.
A SEE afirma salienta que as aulas do programa podem ser organizadas por área de conhecimento ou por disciplinas isoladas, além disso, podem ter como foco o reforço escolar ou a preparação para um exame específico. “O Aprofundamento de Estudos dá condições para que os estudantes aprimorem habilidades e competências em disciplinas ou áreas de conhecimento nas quais apresentam mais dificuldades. E também é uma oportunidade para que esses estudantes se preparem melhor para o Enem e para os vestibulares”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Raquel Elizabete de Souza Santos.
O estudante pode optar por cursar de duas a cinco disciplinas no programa, sempre no contraturno ou aos sábados. As atividades têm duração de quatro ou cinco horas/aula por dia e a escola pode ofertar o programa no máximo três vezes por semana. As disciplinas de Português e Matemática são obrigatórias, exceto nas escolas que optarem por ofertar o aprofundamento apenas uma vez na semana.

ALERTA AOS ESTUDANTES


Para disponibilizar o Aprofundamento de Estudos, a escola deve fazer um levantamento dos estudantes interessados e cadastrá-los no site do Programa (www.squarcio.com.br/aprofunda), por meio dos números de CPF. Diante do interesse dos alunos, a escola repassa a demanda para a Secretaria, que faz a seleção dos professores. Eles podem ser designados especificamente para lecionar no Aprofundamento de Estudos ou serem selecionados na própria escola. Nesse caso, o professor que sair de sala de aula para trabalhar no projeto é substituído por outro designado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário