quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DOMINGO É DIA DE ATRASAR O RELÓGIO EM UMA HORA


A estudante Nádia Xavier diz que o horário de verão tem vantagens e desvantagens (Foto FABÍOLA CANGUSSU)


Fabíola Cangussu
Repórter

Neste domingo, 20 de fevereiro termina o horário de verão deixando o governo federal e o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico satisfeitos com a economia de energia ocorrida entre 17 de outubro de 2010 até agora.
Apenas 3 regiões tiveram a mudança de horário, Centro- Oeste, Sul e Sudeste e que no próximo domingo deverão atrasar uma hora em seu relógio.
Segundo a ONS as regiões Norte e Nordeste não aderem ao horário de verão por ser considerado uma economia mínima, nas demais o consume cai cerca de 5%.
Nádia Xavier da Silva, 14, estudante da estadual Wenceslau Brás, em Jaíba diz que a mudança do horário em parte será boa, pois as pessoas que trabalham cedo acordam e ainda está escuro, e para quem vai sair no fim de semana, fica difícil de se arrumar, uma vez que as 19:00h ainda tem sol. A estudante ressalta também o lado bom do horário de verão.
- Além da economia de energia feita nas regiões que adotam esse horário, temos a sensação de que o tempo passa mais rápido nesse período. Quando menos se espera, terminou a aula – exemplifica a estudante.
O horário de verão no Brasil foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Mas essa não é uma prática exclusiva dos brasileiro, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário