quarta-feira, 20 de julho de 2016

FESTIVAL NACIONAL DE ARTE E CULTURA DA REFORMA AGRÁRIA É DESTAQUE EM BH


Evento realizado pelo MST em parceria com o sistema Sedinor/Idene, mostra a cultura da luta pela terra e toda riqueza cultivada no campo brasileiro.

Começa hoje (20/07) o I Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Um evento realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Sedinor, e seu órgão operacional, o Idene. O encontro está sendo na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, e vai até o dia 27 de julho.

Dentre as atrações do evento, estão o II Festival de Música “Da luta brotam vozes de liberdade” e a I Mostra de Poesias, com o tema “Versando a Luta”. As inscrições, encerradas no dia 30 de junho, somaram 105 canções e 195 poemas, de 18 estados do Brasil.

O sistema Sedinor/Idene está presente com um estande que mostra as ações e programas desenvolvidos no Norte e Nordeste do Estado. No espaço, o público também pode conhecer a simulação de um poço artesiano perfurado, estrutura que compõe o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água. A tecnologia faz parte do programa Água para Todos, desenvolvido pela Sedinor em parceria com o governo federal.

Para o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, o estande serve para mostrar à sociedade o que está sendo feito para melhorar a vida das pessoas que vivem no Norte e Nordeste de Minas Gerais. “Essa é uma oportunidade para conhecer as ações que temos desenvolvido na nossa área de atuação, e que também beneficia os trabalhadores rurais do MST ”, concluiu.

O Festival de Música trará 40 canções inéditas para apresentação no Palco Décio Marques, na Praça da Estação, das quais 20 irão compor a gravação de um CD e um DVD. Já a Mostra de Poesia resultará num livro com 60 poemas, que serão declamados nas tardes do Balaio Cultural Cora Coralina, palco da Feira da Reforma Agrária.

A decisão de ampliar o festival decorre da compreensão do MST de que o cultivo da vida, da resistência e da luta pela terra faz brotar manifestações artísticas das mais variadas linguagens.

“O Festival Nacional é um grande convite à sociedade para conhecer de perto o movimento. O evento surge da necessidade de popularizar a pauta da Reforma Agrária, para que as cidades entendam a importância da democratização das terras na produção de alimentos saudáveis”, afirma Ênio Bohnenberger, da Direção Nacional do MST.

Serão atrações variadas, como um acampamento de lona preta para visitação no centro de Belo Horizonte, a mostra de vídeos e artes plásticas, debates, mais de 15 shows e 7 debates, abrangendo temas como mídia democrática, saúde, agroecologia, cultura, educação e conjuntura política.

Uma das atrações mais esperadas, a Feira da Reforma Agrária trará mais de 160 toneladas de produtos das áreas do movimento, tanto “in natura”, quanto agroindustrializados. A Feira Gastronômica, polo central do evento, terá os pratos típicos de todas as regiões brasileiras, como pato no tucupi, bode assado, arroz com pequi, churrasco, o tradicional tropeiro mineiro, entre outros.


Assim, os participantes terão oportunidade de vivenciar a cultura da luta pela terra e toda riqueza cultivada no campo brasileiro, numa verdadeira celebração político-cultural dos povos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário