terça-feira, 5 de julho de 2016

AMAMS COBRA FORTALECIMENTO DO CENTRO DE ESTUDOS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO

Arthur Júnior
ASCOM/AMAMS 




Fortalecimento do Centro de Estudos de Convivência com a seca no Semiárido Mineiro. Esta foi a principal proposta apresentada durante o Encontro de Convivência com a Seca realizado nessa segunda-feira 05/07, em São Francisco, pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e Prefeitura Municipal de São Francisco.  

O deputado estadual Paulo Guedes se comprometeu com o presidente da AMAMS, Luiz Rocha Neto, Prefeito de São Francisco, em ser o porta-voz para ajudar a alavancar o Centro de Estudos de Convivência com a seca no Semiárido Mineiro, que ajudará no desenvolvimento de estudos e tecnologias voltados ao convívio sustentável com o clima semiárido que será implantado por meio de parceria entre a Sedinor e apoio da Unimontes. 

A criação de um Curso de Graduação ou Técnico sobre gestão das águas e convivência com a seca, pela UNIMONTES, foi outra proposta apresentada que será reivindicada junto à reitoria da universidade, pela AMAMS, o deputado  e outras lideranças políticas da região.

O presidente da AMAMS comemorou a realização deste encontro descentralizado, em seu município, mas cobrou a participação de mais colegas prefeitos da região. “Precisamos estar unidos neste momento e cobra juntos. Precisamos de ações imediatas de convivência com a seca. Não dá para ver o sertanejo sofrendo sem água, por falta de ajuda mais efetiva por parte do Governo. Estamos vivendo momentos difíceis em nossos municípios com quedas nas receitas. O momento de estarmos unidos e levar uma proposta concreta ao governo do Estado. Nós já temos todos os estudos e agora precisamos de ações imediatas e emergenciais. A triste realidade que estamos enfrentando é que temos os maquinários, mas não temos recursos para custeá-los. Eles são necessário para ajudar na perfuração de poços e construção de barraginhas, ajudando o trabalhador rural em suas necessidades e preservando o meio ambiente. Nós podemos fazer muito mais, com muito menos, mas precisamos de parceiros importantes dos governos estadual e federal, através da Sedinor, Secretária de Agricultura, Emater, Igam, Codevasf, e Dnocs, Exército, Polícias Militar e Civil”, assinalou.

O diretor da Emater-MG, João D’angelis, informou que a empresa vai desenvolver um projeto em São Francisco, numa parceria com o Governo do Estado e a AMAMS, que depois será levado a outros municípios da região para trabalhar a questão da Convivência com a Seca. 

O representante do Banco do Nordeste do Brasil, Ananias Pereira Souza, informou que a Medida Provisória do Governo Federal anunciada vai beneficiar produtores rurais do Nordeste e do Sudeste com a repactuação e liquidação de dividas rurais. Assim que a medida for regulamentada no Governo, o BNB poderá falar na AMAMS aos prefeitos, secretários de agricultura e produtores sobre o enquadramento e as renegociações. 

PRESENÇAS
O Encontro de Convivência com a Seca, em São Francisco, contou com as presenças do prefeito 
Luiz Rocha Neto, Presidente da AMAMS, Deputado estadual Paulo Guedes, Coronel André Agostinho Leão De Oliveira, Chefe Do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais; Coronel César Ricardo De Oliveira Guimarães  Comandante 11ª Região de Polílcia Militar 11ª RPM, Gustavo Xavier Ferreira, Secretário da Sedinor; João D’angelis, Diretor da Emater-MG; Major Paulo Sergio, Comandante do 30º BPM de Januária; Maria De Lourdes Vieira Leopoldo, Gerente Regional  da Emater-MG; Ananias Pereira Souza, Representante da Superintendência do BNB; Sued Kennedy Botelho, Secretário Executivo do Território de Desenvolvimento Norte – Fóruns Regionais; Roberto Luiz Botelho, Superintendente da Copasa; Presidente da Câmara Municipal de São Francisco, Tarcísio Alves De Almeida; Rafael Alexandre Sá, Gerente Regional do Instituto Mineiro De Gestaão das Águas – Igam;  Margarete Suely Caires, Gerente Regional do Instituto Estadual De Florestas – IEF; Fernando Britto, Superintendente  Interino da Codevasf; Expedito José Ferreira, Coordenador do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido Mineiro da Unimontes; e Capitão Leal, Comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário