terça-feira, 5 de julho de 2016

AROLDO TOURINHO ABRE ENFERMARIA PARA PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL E DEPENDENTES QUÍMICOS

Ascom HAT
O Hospital Aroldo Tourinho colocou em funcionamento, há um mês, a Enfermaria Psicossocial, setor especializado em atendimento a pacientes com transtorno mental e/ou que necessitam de tratamento de saúde em função da dependência em álcool e outras drogas.
Segundo o responsável técnico pelo serviço, o médico Alexandre Versiani, os transtornos mentais correspondem, segundo a Organização Mundial de Saúde, a 12% das patologias mundiais e geralmente causam um significativo impacto na vida do paciente. “Esses transtornos mentais, associados ao sofrimento pessoal e familiar, risco de morte e perda significante da liberdade, são importantes causas de incapacitação, especialmente quando não são devidamente tratados” diz Versiani.
A diretora assistencial do HAT, Zilá Soares, explica que a Enfermaria Psicossocial é um serviço referenciado, ou seja, o Hospital não terá porta de entrada para psicossocial. “O acesso aos leitos na Enfermaria Especializada será regulado com base nos critérios clínicos e de gestão por intermédio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que deverá lançar os pacientes na Central de Regulação dos Leitos”.
O Hospital Aroldo Tourinho está disponibilizando ao todo 10 leitos com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a Enfermaria Psicossocial, além de equipe completa especializada nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário