sábado, 16 de julho de 2011

PORTUGUÊS: DESAFIO A SER CONQUISTADO

Ascom/Empregafacil

Saber se comunicar corretamente é essencial para a conquista do tão sonhado emprego. É o que afirma a jornalista Fabíola Cangussu, assessora de comunicação da Empregafacil e também, uma das responsáveis pelo Recurso Humano da entidade.
Segundo Fabíola, um dos principais entraves encontrados para a recolocação dos trabalhadores está na deficiência da comunicação.
- Em todo país falta qualificação profissional. Muitas vagas de empregos ficam sem serem preenchidas justamente por não se encontrar pessoas que se enquadrem aos requisitos mínimos para as funções apresentadas. Porém outro fator atrapalha a contratação, a inabilidade de se usar o português corretamente – afirma a jornalista.
Fabíola Cangussu participa constantemente dos processos seletivos da Empregafacil e constatou que o trabalhador necessita passar pelo processo de reciclagem da língua pátria.
- Não resta dúvida que o estudo da língua estrangeira é indispensável para todos que querem um diferencial no currículo. Quem sabe o espanhol ou inglês certamente está um passo a frente dos demais candidatos. Mas saber falar e escrever o português, respeitando a gramática e a ortografia é fundamental. Empresários reclamam da inabilidade dos candidatos, que não conseguem escrever relatório consistente e sem erros ortográficos – ressalta a jornalista.
Não é raro, segundo Fabíola, funcionários contratados pelos seus conhecimentos técnicos, serem dispensados por não utilizar o português de forma adequada.
- Recentemente, tivemos a comprovação de que esse problema também está afetando o mundo acadêmico. A UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais voltou a colocar as provas de Português nos vestibulares como A. Isso porque a instituição percebeu a necessidade de maior habilidade de interpretação e leitura entre os estudantes que ingressam na universidade. As pessoas que não conseguem ler o mundo a sua volta, dificilmente terá capacidade de se desenvolver e de promover o crescimento da instituição do qual pertence. Cabe as escolas reverem seu método de ensino, mas também é importante o trabalhador perceber sua deficiência e busque saná-la. Aprender o português ou qualquer idioma só depende é algo perfeitamente possível, basta um pouco de interesse – conclui a jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário