segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESTUDANTES DE MOC PARTICIPAM DO PROJETO UNIVERITÁRIO CIDADÃO

Cida Santana
Ascom/Prisma

Alunos do curso de Química da Faculdade Prisma (FAP) embarcaram neste sábado, 16, para as cidades de Montezuma e Mamonas. Eles vão participar como voluntários do Projeto Universitário Cidadão. Acompanhados pelo Coordenador do Curso, Jarbas Camargos, durante duas semanas os alunos vão levar experiências feitas em sala de aula que poderão contribuir para geração de renda e melhoria de vida dos moradores dos municípios citados.

Além da Faculdade Prisma outras 12 instituições de ensino superior (pública e privada), estarão participando do Projeto. O Universitário Cidadão foi lançado pelo governo de Minas com a presença do governador Antonio Anastasia nesta sexta-feira, 15, no auditório do Colégio Tiradentes. Durante o lançamento do projeto, o governador disse que os universitários foram convocados para uma verdadeira cruzada de ajuda às pessoas mais necessitadas, e com isso vão adquirir experiência e maturidade humana.

O projeto é uma parceria entre o governo de Minas e instituições de ensino superior do Norte e Nordeste de Minas com o objetivo de desenvolver ações para reduzir a pobreza em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os acadêmicos do curso de Química da FAP desenvolverão atividades como ensinamento prático de produção de sabão e detergente, com produtos produzidos na própria região.

No embarque, o acadêmico do 3º período de Química, Walber Franklin estava ansioso com o projeto, conhecer a realidade das pessoas que o grupo irá conhecer durante duas semanas. “Nosso objetivo principal será levar para as pessoas, ensinamentos que aprendemos na sala de aula e levar práticas que possam propiciar geração de renda para as famílias, e quem sabe até contribuir para a diminuição do êxodo rural”, disse o estudante.

Greiciane Batista, também está com boa expectativa com o projeto. “Vamos trabalhar com pessoas carentes que estão esperando que agente os ajude. Vamos levar nosso conhecimento, mas sem mudar o jeito de viver dessas pessoas. Queremos ajudar e nos inserir no dia a dia e assim trocarmos experiência”, disse a aluna.

O coordenador do curso de Química da FAP, Jarbas Camargos, destacou que é um grande desafio participar do projeto, e que certamente tantos os acadêmicos, quantos as pessoas que serão beneficiadas, só terão a ganhar com essa troca de experiência.

As atividades previstas serão desenvolvidas por 120 alunos e 30 professores de instituições de ensino superior do Norte e Nordeste de Minas. Ao todo o projeto recebeu R$ 1 milhão de investimento. Os universitários receberão ajuda de custo do Governo de Minas de R$ 150, pagos em parcela única. Antes de irem a campo, os alunos foram capacitados e conheceram a metodologia de trabalho, os objetivos dos projetos, as propostas de ações e as localidades de atuação.

As universidades participantes do projeto são: Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha, Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), Faculdade de Cidade e Tecnologia de Montes Claros (FACIT); Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI); Faculdade Prisma; Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG); Faculdades Integradas Pitágoras; Faculdades Santo Agostinho (FASA); Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Bocaiúva – Teófilo Otoni); Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG); Instituto Federal de Educação (IFNMG/ Januária – Salinas) e Faculdades Unificadas Doctum

Nenhum comentário:

Postar um comentário