terça-feira, 19 de julho de 2011

BNB ENTRA NA LUTA CONTRA A POBREZA

Rubens Santana
Ascom/BNB


“As micro e pequenas empresas constituem simultaneamente o portal natural para a erradicação da pobreza e a porta de entrada para consolidar no País uma classe média forte e empreendedora”. Esta é a opinião do presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, que abriu nesta manhã os trabalhos do XVII Fórum BNB de Desenvolvimento e do XVI Encontro Regional de Economia. Os eventos acontecem na sede da instituição, em Fortaleza, e prosseguem até a terça-feira, 19 de julho.
Jurandir Santiago salienta que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam 20% do PIB, geram 16,5 milhões de empregos e constituem 98,9% do total de 7,4 milhões de estabelecimento formais existentes, segundo estatísticas divulgadas em 2009. “Elas exercem papel importante na estrutura econômica brasileira e para o emprego. Para aproveitar suas potencialidades na consecução de um autêntico desenvolvimento, é preciso criar as condições para assegurar a esse setor amplo acesso a capital, a tecnologia e a mercados”.
O presidente do BNB ressalta, ainda, o crescente apoio do Banco às MPEs. No primeiro semestre deste ano, o Banco do Nordeste destinou R$ 1,2 bilhão ao segmento, valor superior em 25% ao aplicado no mesmo período do ano anterior, realizando atendimento a 17 mil micro e pequenos empresários. Em todo o ano de 2010, foram R$ 2,3 bilhões desembolsados para MPEs, 27% mais do que em 2009.

Políticas sociais

Durante o Fórum, ocorreu o painel de discussão sobre crescimento econômico e redução da pobreza, no qual palestraram o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jorge Abrahão de Castro, e o senador do estado do Piauí, Wellington Dias, representante da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste. A mesa foi presidida pelo diretor de Controles e Riscos do BNB, Luiz Carlos Everton de Farias.
Na ocasião, foram apresentados índices favoráveis de desenvolvimento da região Nordeste, que têm apresentado crescimento superior ao do país. Abrahão de Castro observou que os números se devem ao aumento do salário mínimo, aos programas do Governo Federal de distribuição de renda e ao crescimento do número de empregos diretos.
O senador Wellinton Dias destacou a necessidade de uma reforma fiscal e tributária, com intuito de reajustar a distribuição do orçamento geral da União, nos recursos da saúde e da educação e na divisão dos royalties do pré-sal.
O senador destacou o papel que o Banco tem cumprido no desenvolvimento da região, na qual aplica 100% de seus recursos, e a necessidade de regulamentar o fundo de desenvolvimento regional, “ampliando a capacidade de investimentos por meio do BNB e direcionando para os micro e pequenos”, explica.

Sobre o Fórum


Realizados em parceria com a Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), os XVII Fórum BNB de Desenvolvimento e do XVI Encontro Regional de Economia marcam as comemorações do 59º aniversário do Banco e visam ampliar o debate sobre assuntos relacionados à economia regional. Eles reúnem estudantes, professores, economistas, representantes da classe política e empresarial, bem como entidades que atuam em prol do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário