terça-feira, 9 de setembro de 2014

LEGADO DO I CONGRESSO NORTE MINEIRO: FOMENTO DO TERCEIRO SETOR


 Coordenador do congresso professor Handerson Leonidas Sales
 Estudantes do curso de administração da UFMG que ajudaram na organização do congresso
 Músicos da orquestra sinfônica de Montes Claros encantou os participantes na abertura do congresso
 Sthephanie Almeida gerente administrativa de entidade filantrópica elogiou a iniciativa da UFMG
O público atingiu a expectativa dos organizadores


O promotor Felipe Caires foi um dos mediadores do congresso
 Representantes de entidades participaram ativamente
 Soter Carmo foi um dos sorteados com o livro de Tomáz de Aquino Resende
 Representante da cooperativa presentearam os palestrantes com produtos cultivados sem uso de agrotóxicos
Cooperativa Camponesa Veredas da Terra montou stand  na recepção do congresso
 Representantes do Centro de Agricultura Alternativa - CAA
 Álvaro Gaspar e Pedro Fernandes (Diácono Pedrinho), psicólogo e especialista no terceiro setor
 Estantes que ajudaram na cobertura fotográfica
 Renata Suzando


 Professor Handerson Leônidas emocionado agradece aos estudantes que empenharam na realização do evento
Álvaro Gaspar e equipe da Fundação Sara
(Fotos: Fabíola Cangussu)



Fabíola Cangussu
Repórter

Após três dias de discussão sobre visão jurídica, gestão e ética, participantes do I Congresso Norte Mineiro do Terceiro Setor realizado pela UFMG, Campus de Montes Claros, têm a grande missão de pensar estratégia para fomentar a região tanto com a visão acadêmica quanto com a prática dentro das entidades.
O coordenador do congresso, professor Handerson Leonidas Sales disse que o debate abriu várias possibilidades de estudos e ações a serem tomadas, o que requer muita atenção do mundo acadêmico na escolha das áreas a serem estudadas.
- Estamos com um grande desafio nas mãos. Isso é maravilhoso, uma vez que assim nasce o conhecimento. Foi nosso primeiro congresso, e conseguimos trazer nomes que realmente contribuem para esse setor.  Tomáz Aquino Resende, considerado o maior especialista da área, com três livros publicados sobre o tema, entre outros pontos apresentados, salientou sobre   imunidade fiscal das entidades filantrópicas, entre eles o ICMS das contas de água e luz. Alváro Gaspar Costa, presidente da Fundação Sara, considerada uma das entidades de melhor gerencia do país, falou sobre a importância do profissionalismo nas entidades e sobre o respeito e a transparência de gestão. E o ultimo dia dedicamos o espaço para falarmos sobre ética no seguimento. Renata Suzano, assistente social da Cemig e membro do conselho da Fundação Sara desde a sua criação, questionou sobre o respeito ao próximo, aos bens, aos serviços e a marca da entidade que se trabalha. Lembrando que a entidade não tem dono, e tudo o que ela possui é para atender as necessidades que ela propõe trabalhar – relatou o coordenador.
Stephanie Almeida, gerente administrativa de uma entidade que acolhe pacientes  com câncer, disse que a iniciativa da UFMG é de suma importância para o setor.
- Todos os temas contribuem para o crescimento de todos os envolvidos. A palestra de Álvaro foi uma verdadeira aula de gestão. Ele consegue fazer todo o planejamento, usando apenas o Excel, sem necessidade de grandes programas. A maioria das entidades não tem como obter programas caros para a organização de seu dia a dia. Mas muito mais do que isso, o presidente da Sara, nos mostrou o quanto é importante a profissionalização e o respeito com cada pessoa que contribui para a manutenção de nossas entidades  - elogia a administradora.
O coordenador do curso de administração da UFMG Helder Augusto diz que o congresso salienta ao mundo acadêmico a necessidade de maiores estudos sobre as especificidades do setor, e o mercado  tem a possibilidade de ganhar diretrizes para melhor desenvolvimento.

TRABALHOS APRESENTADOS DURANTE O CONGRESSO

Durante o Congresso foram apresentados oitos trabalhos científicos sobre o tema, que serão publicados na revista da UFMG.
 Handerson Leonidas afirma que essa publicação representa um ganho para a área acadêmica e para a prática diária das entidades que compõe o terceiro setor no Norte de Minas.
- Entre esses trabalhos, temos estudantes e professores de outras entidades de ensino. Ficamos felizes em desenvolver ações que viabiliza a UFMG cumpre seu papel de estimular o desenvolvimento da região. Além de investir diariamente em pesquisas, os congressos nos deixam mais próximos da sociedade. E quando as outras entidades nos acolhem, através de professores e alunos, isso nos dar mais força para melhorarmos ainda mais. Vale lembrar que o congresso pertence a todos, e no próximo certamente iremos abranger um número maior de participantes e de trabalhos apresentados – conclui o professor.

TRABALHOS APRESENTDOS:

Autor
Título
Categoria
Clodovaldo da Silva Santos Júnior
A EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS
Resumo
Cecília Lopes Viana
TERCEIRO SETOR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FUNDAÇÃO E ASSOCIAÇÃO
Resumo
Cyntia Mirella Cangussu Fernandes Sales
AS FUNDAÇÕES E A ESPECIFICIDADE DA CURADORIA EXERCIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO
Artigo
Arlãn Monção
GESTÃO ORGANIZACIONAL E INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO,
Resumo
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA DO NORTE DE MINAS
João Paulo Augusto Eça
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FINANCEIRO NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO DA ONG CPCD

João Guilherme Magalhães Timotio
Artigo
Prof. Esp. Ismael Mendes dos Santos Junior

Patrícia de Souza Alves
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO NA GESTÃO SOCIAL DO PROJETO AQUARELA EM MONTES CLAROS-MG
Resumo
Frederico Antonio Mineiro Lopes
Jonatas Teago Braga
PROJETO EDUCAÇÃO TRANSFORMA: AS CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Resumo
Flávia Ferreira Dias
FLEXIBILIZAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS: DEFINIÇÃO, IMPLICAÇÕES E LIMITES

Gabriella de Freitas Matos
Artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário