O Livro Reencontrando-se Série Mudanças Vol.1, lançado este ano pela
escritora e jornalista Fabíola Cangussu, conquistou leitores em quase todos os
estados brasileiros, fazendo com que a obra, uma produção independente, fosse
além das fronteira norte mineiras. Feito conquistado, segundo a própria autora, graças a história de
Luiza e amigos e também a agilidade das redes sociais.
- A historia de Luiza e amigos
conquista o leitor porque trata de fatos do cotidiano. Isso causa uma
identificação instantânea com o público. Muitas leitoras enviaram mensagem
falando que a protagonista tinha muito delas. As amigas tentaram descobrir em
quem eu inspirei e a minha resposta é simples. Luiza é uma colcha de retalhos.
Ela tem um pouquinho de todas nós. Mas além da história, um fator importante a
ser destacado é a internet. Ela democratiza o mercado. No passado era praticamente impossível um
autor independente consegui conquistar espaço fora no seu habitat. As redes
sociais nos fazem ir além das fronteiras.
O livro foi lançado inicialmente
em e-book, imediatamente ele repercutiu na rede social, chamando atenção dos
organizadores do I Encontro de Leitores do Sertão Central em Quixadá-CE, que
convidaram a autora a participar.
- Este sem dúvidas foi um momento
incrível. Eu não esperava. Lançado em abril pelo site da Amazon. em maio, eu
estava falando com leitores cearenses sobre Luiza e amigos, na cidade escolhida
por Raquel de Queiroz para morar. Ali eu
percebi que era isso que eu queria fazer para o resto de minha vida. Contar
história; Dialogar com leitores de todas as idades e Provocar risos, lágrimas e
questionamentos – afirma Fabíola.
A jornalista Cláudia Dias, do
Mato Grosso do Sul escreveu nas redes sociais da autora que procurava um
adjetivo para descrever o livro,
emocionando Fabíola.
- Ler comentários sobre o livro
sempre emociona. Ainda mais, quando contém palavras de carinho como é o caso da
jornalista Cláudia Dias “ procurei, mas não encontrei, um adjetivo superlativo
absoluto digno para elogiar seu trabalho.
Estou encantada por Luiza, Ana... E apaixonada pela sua versão de
Diadorim e Riobaldo”. Sim, a
internet é um aliado indispensável. O Boca a boca tomou outra proporção e está
ajudando escritores e demais artistas. Só posso agradecer a todos que nos
ajudam.
HOMENAGEM A MINAS
Além de contar uma história de
amor, como pano de fundo, a autora optou por prestar homenagem a Minas Gerais,
evidenciando a música, artes plásticas,
literatura, a culinária, e o folclore,
servindo de moldura para o desenvolvimento do universo de Luiza e amigos.
- Sou apaixonada pela nossa
gente. Temos muito a oferecer ao mundo. Quando escrevemos sobre nosso entorno,
tornamo-nos multiplicadores de nossos tesouros. Por que não fazermos com que o
Brasil e o mundo se familiarizem com nossa cultura? Cabe a nós autores,
diretores de cinema e de TV e de outras artes reforçar isso – enfatiza Fabíola,
que também destaca no livro sua paixão pelo futebol, reservando espaço para o
Galo, ao qual dedica o livro, e ao Cruzeiro.
Capa livro – Apoio cultural
ajuda a concretizar projeto
APOIO CULTURAL
A escritora Fabíola Cangussu
ressalta a importância do apoio cultural para que seu livro fosse lançado,
afirmando que sem essa inciativa o projeto demoraria a ser concretizado.
-Decidir lançar livros sem
editora, inclui um custo muito alto no Brasil. Eu, honestamente, não tenho como
bancar. Poder contar com empresários que acreditam no projeto é fundamental.
Foi uma hora quando a empresária Nete Freitas quis unir sua marca ao nome
Reencontrando-se.
O livro reencontrando-se chamou a
atenção da empresária Nete Freitas, por ressaltar a cultura de Minas, em
especial a de Montes Claros.
- Fabíola é uma apaixonada por
nossa cultura. Sabia o quanto este era um livro inspirador e registra os talentos de Montes Claros e
também de Minas. Quando conversei com a autora e vi o desejo dela de tornar
realidade seu projeto, eu percebi que seria maravilhoso ajudar tornar seu sonho
realidade, pois é isso que fazemos em nossa empresa, tornamos os sonhos
possíveis, afinal trabalhamos na área de beleza e estética.
Ricardo Alkimim, publicitário,
diz que a empresa quando se dispõem a patrocinar eventos/produtos culturais tem
como objetivo fixar sua marca.
- Quando indicamos ao empresário
um projeto cultural para aliar sua marca, primeiramente levamos em conta se ele
está dentro dos valores defendido pela empresa, em seguida se atinge o publico alvo
a quem se busca fidelizar, pois seguimos o objetivo de branding, ou seja, fazer com que suas marcas entrem ou
permaneçam na galeria daquelas que venceram
no mercado – explica o publicitário.
A marca aliada ao livro, baseado
em informações da autora, já está em quase todos os estados do país e, em
setembro, atravessará o oceano. Reencontrando-se participa do I Salão do Livro
de Portugal – Lisboa, evento que reunirá escritores de língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário