quinta-feira, 7 de julho de 2016

Artesanato em Movimento leva artesãos para a Feneart, em Recife


Cerca de 300 artesãos do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e da região do Médio São Francisco participam do evento.
Começa nesta quinta-feira (07/07) e segue até o dia 17 a 17ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Feneart, no Centro de Convenções de Pernambuco, na capital Recife. O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene participa do evento, por meio do programa Artesanato em Movimento, com cerca de 300 artesãos do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e da região do Médio São Francisco.
No estande do sistema Sedinor/Idene estão expostos, em 60 metros quadrados, peças selecionadas pelo Centro de Artesanato Mineiro – Ceart, que também dará apoio no gerenciamento do evento. A entre o Sistema Sedinor/Idene e o Ceart visa a fomentar o segmento para a geração de renda e divulgação da cultura da região de abrangência da Secretaria.
O diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, afirmou que o apoio é importante para que os artesãos possam ganhar mercado em outras regiões do Brasil e do mundo. “A região produz excelentes, criativos e diversificados trabalhos que precisam ganhar visibilidade para serem comercializados. Feiras como a Feneart são uma excelente oportunidade para os artesãos fomentarem seus negócios”, afirmou.
Para a artesã de Taiobeiras, Cláudia Miranda, a expectativa de comercialização na feira é a melhor possível. “O artesanato do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha está cada dia melhor. Temos evoluído no nosso trabalho com o apoio do Sebrae, do Idene, do MDS, e esperamos vender muito aqui em Recife”, disse.
Os destaques ficaram para os artesãos dos municípios Araçuaí, Capitão Enéas, Caraí, Chapada do Norte, Cônego Marinho, Curvelo, Datas, Diamantina, Januária, Minas Novas, Pedras de Maria da Cruz, Taiobeiras e Turmalina.
De acordo com a gerente do programa Artesanato em Movimento, Marina Magalhães, as participações em feiras e eventos são muito importantes. “É uma forma de incentivar e comercializar os produtos, além de levar a nossa cultura para outros estados”, concluiu.
A Fenearte é uma das mais importantes feiras do país e deve receber cerca de 300 mil visitantes de vários estados brasileiros e do mundo. Com investimento de R$ 5 milhões, geração de mais de três mil vagas de empregos temporários, a expectativa é de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões.
Programa Artesanato em Movimento
Dirigido aos municípios da área de abrangência do Sistema Sedinor/Idene, as políticas para o artesanato visam à promoção dos canais de comercialização dos produtos artesanais e inserção no mercado. A finalidade é contribuir para o reforço da imagem e identidade do artesanato do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Com apoio na promoção e na comercialização em feiras e eventos, o programa fomenta a abertura de novos mercados, criando demandas e fortalecendo a atividade.
Horário de Funcionamento da Feira:
Dia 07 (quinta) – das 14 às 22 horas;
Dia 08 (sexta) – das 14 às 22 horas;
Dia 09 (sábado) – das 10 às 22 horas;
Dia 10 (domingo) – das 10 às 22 horas;
Dia 11 (segunda) – das 14 às 22 horas;
Dia 12 (terça) – das 14 às 22 horas;
Dia 13 (quarta) – das 14 às 22 horas;
Dia 14 (quinta) – das 14 às 22 horas;
Dia 15 (sexta) – das 14 às 22 horas;
Dia 16 (sábado) – das 10 às 22 horas;
Dia 17 (domingo) – das 10 às 22 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário