O curso ministrado em Januária e Pirapora, consecutivamente, tem o objetivo de formar novos Conselhos de Desenvolvimento em Meio Ambiente (Codema). Em Januária, por exemplo, cerca de 40 pessoas foram apresentadas ao módulo “Introdução à Ecologia”. Em Pirapora, os participantes puderam ouvir experiências interessantes e compartilhar sobre “Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”. Dois temas bastante pertinentes e que estão próximos da realidade da população das duas cidades.
Dever cumprido
As equipes do PGA encerraram a apresentação dos primeiros módulos com a sensação de dever cumprido. Isso porque ouve bastante interesse da comunidade que quer tão logo aplicar a metodologia em seus municípios.
O curso é organizado por gestores de vários programas que estão inseridos no NIEA-NM, núcleo que é ligado à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo, representada pela Promotora de Justiça Ana Eloisa Marcondes da Silveira.
São 18 módulos que trazem informação desde como recuperar áreas degradadas, legislação e licenciamento, geoprocessamento a uma abordagem mais aprofundada sobre como fazer uma avaliação e estudo de impacto ambiental.
Ao final, todo o material ministrado é entregue aos participantes em CD, que é respaldado pelo certificado emitido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A capacitação acontece a cada 15 dias, aos sábados, com módulos de 10 horas. Cada município fica com uma tarefa acadêmica de apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com ideias que podem ser efetivamente implementadas no município.
Agenda
No próximo fim de semana, o curso será ministrado em Montes Claros, na sede da AMAMS, e em Manga. Outras informações pelo telefone (38) 3212-6313 ou 3216-1471.
Nenhum comentário:
Postar um comentário