segunda-feira, 26 de março de 2012

EMPREGADORES ESTÃO DE OLHO NAS REDES SOCIAIS

Fabíola Cangussu
Repórter

Recentemente a internet divulgou notícias sobre a invasão de privacidade de algumas empresas americanas, ao solicitar em entrevista de emprego as senhas das redes sociais dos candidatos. Sem dúvidas essa atitude fere a privacidade do cidadão, mas levanta o debate sobre os cuidados que se deve ter ao utilizar as redes sociais.
Para evitar alguns constrangimentos as pessoas necessitam lembrar que o espaço da internet é público, e que a cada dia aumenta mais o numero de empresas que buscam informações dos profissionais nas redes sociais como Orkut, Facebook e Myspace.
Sobre a senha pessoal o Facebook divulgou nota afirmando que nenhum empregador deve pedir a senha do Facebook aos seus empregados ou a quem esteja tentando entrar na empresa. Isso não é certo. Esta prática acaba com a privacidade dos usuários e deixa a segurança dele e dos amigos comprometidas. Além disso, o Facebook avisa: os usuários da página não devem nunca, em hipótese alguma, compartilhar informações confidenciais como o login e a senha de seus perfis com outras pessoas. O site pede que os usuários continuem denunciando este tipo de caso e que as empresas tenham consciência de que estão realizando um procedimento que fere constituições de privacidade de vários países.
Por outro lado, as empresas como os demais podem ter acesso a vários dados divulgados nas redes sociais, e muitas fazem isso numa tentativa de melhor avaliar o candidatos e funcionários. Conduta que exige do cidadão maior cuidado em relação aos conteúdos divulgados pelos mesmos.
Assim, todo cuidado é pouco. Tenha liberdade de brincar com os amigos, mas nunca de maneira ofensiva. Evite divulgar coisas do tipo, Odeio Segunda-Feira ou eu brinco na internet em horário de trabalho. Procure lembrar que é falsa a ideia de anonimato, um simples comentário divulgado nesse veículo pode tomar proporção inimaginável. Quem não se lembra do caso da Luiza que estava no Canadá?
O bom senso é o melhor caminho para aproveitar as redes sociais sem se tornar uma possível vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário