Ascom/Amams
A função do assessor de imprensa, não apenas como produtor de release, mas como estrategista e administrador de resultados que venham somar e estabelecer uma ligação sólida entre uma entidade, uma empresa privada ou órgão público com a sociedade. Este foi um dos principais temas apresentados durante o 1º GECOM – Gestão em Comunicação nas Organizações Públicas e Privadas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, na última segunda-feira (02/06). O evento, promovido pela Mosaico Comunicação de Resultado em parceria com a AMAMS, reuniu dezenas de profissionais de comunicação e marketing que atuam no mercado norte-mineiro, principalmente em prefeituras, que foram representadas por 29 assessores.
Na abertura do GECOM, o secretário-executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo, lembrou a importância da assessoria de comunicação para desenvolver estratégias junto aos órgãos de imprensa e, consequentemente, a comunidade em geral. Segundo ele, a função do profissional de comunicação vai além de elaborar releases e enviá-los à imprensa. “Sua posição como representante de uma empresa ou órgão público faz com que o assessor seja capaz de identificar notícias factuais para inserir o seu cliente em matérias, fonte para entrevistas, artigos especializados, produtos, etc., ou seja, mais do que um conhecedor da empresa ele deve estar antenado as notícias cotidianas”, afirmou.
A diretora da Mosaico Comunicação de Resultado, Nágila Almeida, também em seu discurso durante a abertura do evento, disse que “o assessor de imprensa deve constantemente trabalhar em conjunto com as demais áreas de comunicação de uma instituição (marketing, publicidade, relações públicas) para que o projeto de assessoria de imprensa e as estratégias adotadas tragam resultados positivos para todas as ações desenvolvidas”.
Já o deputado Arlen Santiago, que na década de 80 foi proprietário do Diário de Montes Claros, considerado um dos principais jornais do interior de Minas, afirmou que “a função do assessor de imprensa é garantir qualidade e excelência de comunicação com os diversos públicos e com o relacionamento habilidoso com a imprensa, que representa uma função crítica na sociedade. Hoje, qualquer organização que deseja ter sucesso nas suas operações ou, queira construir valores positivos para a opinião pública, deve trabalhar sua comunicação com transparência”.
Atualmente, a responsabilidade do assessor não se limita a emplacar pautas. Ele tem que desenvolver habilidades para elaborar diagnósticos de planejamento e promoção de ações e, por conta disso, deve ter amplo conhecimento sobre assuntos em geral e manter-se sempre informado. Na área de planejamento, por exemplo, existe a comunicação em casos de crise que exigirá um repertório rico de informações do profissional, já que este valerá de seus conhecimentos para traçar um plano de ação eficaz para evitar informações contraditórias e imprecisas, que podem resultar em ceticismo e perda de credibilidade para as empresas ou órgãos públicos.
Os jornalistas Elen Valéria de Sá e Neto Rodrigues, assessores de comunicação das prefeituras de Gameleiras e Capitão Enéas, respectivamente, disseram que eventos como o GECOM devem ser repetidos e descentralizados de Montes Claros para facilitar o acesso a um maior número de jornalistas e assessores, já que muitos deixaram de comparecer por dificuldades de locomoção. “Acredito até que muita gente deixou de comparecer por causa da distância”, acrescentou Elen de Sá. Já a assessora de comunicação da Prefeitura de Francisco Dumont, Linda Gomes, garantiu que o evento contribuirá para o aprimoramento de sua relação com a comunidade e também com os colegas de serviço. “Temos que ter também uma boa comunicação interna. Devemos saber o que acontece em cada setor da Prefeitura”, disse.
Foram ministradas palestras, painéis temáticos e discussões sobre a assessoria de imprensa e seu papel na comunicação organizacional, abordando suas vertentes estratégica, discursiva e humana. Além disso, o evento teve como objetivo criar possibilidades conjuntas de trabalho entre profissionais que se dedicam a explorar novas perspectivas dentro desse campo de atuação.
Entre os palestrantes estavam o professor e padre Antônio Alvimar Souza; a gerente de comunicação da Associação Mineira de Municípios – AMM, Cristina Assis; o professor e jornalista João José Forni; o consultor e coaching, Antônio Carlos Soares Pereira; a consultora Rita Bichara; o professor universitário Alcino Franco Moura Júnior; e a jornalista Selma Soraya Santos Dias. Como mediadores das palestras e painéis, atuaram a professora Ana Gabriela Gonçalves Ribeiro, o professor Elpídio Rocha Neto, o jornalista Arthur Júnior, e as jornalistas Maria Cecília de Souza Oliveira e Léia Oliveira.
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