terça-feira, 20 de maio de 2014

Santa Casa inaugura Unidade Interligada de Registro Civil



 Ascom/Santa Casa

Visando garantir o direito à cidadania e contribuir para a redução do índice de crianças não registradas em Montes Claros e região, a Santa Casa de Montes Claros inaugura, no dia 21 de maio, a Unidade Interligada de Registro Civil. Para isso, foi instalado na Maternidade Irmã Beata, um posto avançado de Registro Civil.
 A partir de agora, as mães e bebês nascidos na Maternidade Irmã Beata já saem da Santa Casa com a certidão de nascimento, que é o primeiro passo para o acesso a direitos de todos os brasileiros. O Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis estará presente na solenidade de inauguração, que será realizada às 16h.
 O serviço, que vem mais uma vez reafirmar o compromisso do hospital em desenvolver ações que proporcionem às mães e filhos a qualidade e segurança do atendimento humanizado, é fruto de parceria firmada com o Cartório de Registro Civil de Montes Claros, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Corregedoria-Geral de Justiça, o Governo Federal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil).
 A maternidade Irmã Beata possui 31 leitos e realiza cerca de 450 partos por mês. O setor possui o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde em reconhecimento às ações de estímulo ao aleitamento materno e redução da mortalidade materno-infantil, além de ser referência em Maternidade de Alto Risco na região.

Funcionamento

Na Unidade Interligada, após o nascimento do bebê, os pais são encaminhados ao posto e apresentam a documentação necessária para o registro. O funcionário responsável envia os dados para a sede do cartório, via internet. O cartório recebe os documentos, faz o registro e emite a certidão de nascimento eletronicamente. Na Unidade Interligada, o preposto imprime a certidão, sela, carimba, assina e entrega ao declarante. Todo o processo dura cerca de 15 minutos.
Ao receberem alta, as mães já contam com a documentação, que assegura uma série de benefícios aos seus filhos.
 Para o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a Santa Casa cumpre, a cada dia, o papel de Hospital Amigo da Criança, oferecendo atendimento humanizado e o acesso à cidadania plena, benefícios garantidos desde os primeiros momentos da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário