quarta-feira, 28 de maio de 2014

Montes Claros se torna palco de pesquisa em saúde, esporte, psicologia e bem-estar

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Santa Casa e Faculdades Pitágoras (FIPmoc) promovem de quarta-feira (28) a sábado (31), o 2° Encontro Internacional de Pesquisadores em esporte, saúde, psicologia e bem-estar, no Portal de Eventos, no Bairro Melo, em Montes Claros. 
“Durante os quatro dias Montes Claros é palco de um dos maiores eventos científicos da atualidade. Teremos nomes nacionais e internacionais que vão apresentar estudos, propor discussões e colocar Montes Claros no cenário da pesquisa. Momento importante que traz o foco da pesquisa como veículo de promoção social. Uma oportunidade de fomentar trabalhos em conjunto de especialistas do mundo inteiro. Momento importante de troca de experiência”, afirma o professor Jaime Tolentino, da Comissão Organizadora do EIPSE.
 A abertura oficial será às 19h30min e contará com a presença de diversas autoridades políticas, empresariais e da saúde. Em seguida, está prevista Conferência inicial: a construção de mecanismos para o acesso e qualidade de atenção básica - primária ministrada pelo Dr. Helvécio Miranda, Secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
 O evento orçado em R$ 800 mil tem como objetivo proporcionar um formato onde se discutem diversos assuntos por diferentes áreas científicas. Com isso, promovendo o diálogo e a partilha de ideias, perspectivas e experiências.
 Somente no comércio de Montes Claros serão injetados R$ 450 mil em prestação de serviços, locações de produtos, transporte, alimentação, hospedagem. O EIPSE, além de fomentar a pesquisa, trazer os mais importantes nomes do cenário mundial nas áreas discutidas, aquece a economia da cidade”, encerra Jaime Tolentino.
 A Ms. Maria Cristina Gomes, professora e secretária geral do EIPSE, espera cumprir os objetivos e a proposta do evento. “Queremos criar um diálogo entre acadêmicos e profissionais pensando numa formação científica. Além disso, propiciar novas formas de debate a partir dos conteúdos apresentados. O que está em pauta no EIPSE é o que está em voga na atualidade. Estamos no caminho para uma verdadeira transformação nas áreas de atuação do Encontro”, finaliza. 
Emily Christie Flávio é universitária do 1º período de Educação Física e está participando do 2º EIPSE no setor de credenciamento. “Essa é uma boa experiência que vou aproveitar tanto como participante da organização, quanto congressista. Essa relação com eventos é muito importante para quem está começando”, diz.
 João Victor é estudante e vai trabalhar no evento. Ele enxerga uma forma de aplicar os conteúdos discutidos em sala de aula na prática. “Somos educadores físicos e temos que participar ativamente para que tudo saia como o esperado. Acredito que vai ser um sucesso”.
 O Prof. Dalton Caldeira Rocha, Diretor-Acadêmico – FIPMoc, pondera que o EIPSE representa a melhor oportunidade para os pesquisadores do Norte de Minas alcançarem a inserção de seus trabalhos em nível internacional. O contato com pesquisadores ao redor do mundo contribui para desenvolvimento da ciência e tecnologia, fator determinante para a melhoria das condições de vida da sociedade.
 O Prof. Rafael Silva Gontijo - Vice-Diretor das Faculdades Integradas Pitágoras – que integra o Comitê Organizador, disse que “com o EIPSE as FIPMoc consolidam o trabalho da instituição de formação acadêmica e de pesquisa. Estar ao lado de entidades como UNIMONTES, na produção do evento, evidenciam a preocupação em oportunizar nossos acadêmicos com importantes eventos científicos de porte internacional. Certamente colheremos muitos frutos desta empreitada", discorre.
 Durante o encontro, que consolida Montes Claros como pólo universitário – hoje são cerca de 60 mil estudantes na cidade – 94 pesquisadores de diversos países vão passar pelo Portal de Eventos. “Fizemos o 1º EIPSE, que foi um sucesso. 700 inscritos. Agora, temos mais de 1,2 mil participantes. Os mini-cursos estão com todas as vagas esgotadas. A Cidade carece de mais eventos dessa natureza. Temos que trazer com mais constância as novas tecnologias para dentro das pautas locais”, esclarece. 
Ainda no EIPSE, vai ser apresentado o livro Saúde e Educação Física – Pesquisas, percepções e perspectivas. Segundo a Professora. Dra. Maria de Fátima de Matos Maia (UNIMONTES) e coordenadora do Gipesom, a obra organizada por ela, pelo professor Jaime e por Thatiana Maia Tolentino traz assuntos para o bem-estar. “Cada pesquisador enviou um capítulo onde demonstra pesquisas, o que está acontecendo no mundo sobre as ciências, o que há de novo. Reunimos o que há de mais moderno na saúde e que vai se transformar num instrumento de consulta para acadêmicos e profissionais”, afirma.
De acordo com Maria de Fátima o EIPSE é um momento único vivenciado em Montes Claros. “Não existe um encontro com tantos pesquisadores reunidos no mesmo local. É importante para a Universidade, que divulga o nome da instituição. É importante para pesquisadores que discutem, dialogam e trocam informações”. 
O EIPSE é co-promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Santa Casa e Faculdades Pitágoras (FIP MOC) e realizado pelo PPGCS e Gipesom. São parceiros os Governos de Minas e Federal, Capes e CNPQ. Apóiam o EIPSE a Amams, o CREF6-MG e Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário