terça-feira, 24 de abril de 2012

Alec Duarte ENRIQUECE O II FÓRUM INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO EM MONTES CLAROS

(FOTO: ANDREY LIBRELON


Asco/Santos Agostino

“A internet é a eletricidade do nosso tempo”. “Sempre que puderem, as pessoas vão exercer o controle. Se você acha que pode controlar o público, você vai perder”. Citando o sociólogo Manuel Castells, e o professor da NYU, Jeff Jarvis, respectivamente, o jornalista, professor universitário e editor de mídias sociais e colaboração do G1, portal de notícias da TV Globo, Alec Duarte abriu sua palestra na noite desta segunda-feira (23), no II Fórum Integrado de Comunicação (Ficom), evento realizado pelas Faculdades Santo Agostinho. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre jornalistas, publicitários, estudantes de jornalismo e publicidade e de mais profissionais da comunicação.
O diretor das Faculdades Santo Agostinho, professor Antônio Eugênio Silva, enfatizou a abrangência do evento que, além de receber especialistas gabaritados de importantes veículos, congrega jornalistas e profissionais da comunicação, bem como amplia o debate sobre a produção jornalística em Montes Claros e região. “A Instituição se orgulha em participar desse grande momento, no qual fazemos comemoração dupla, o Dia do Jornalista (7 de abril) e os 10 anos de existência das Faculdades Santo Agostinho, que promovem o desenvolvimento regional a partir de iniciativas como essa”.

Jornalismo colaborativo

A importância do jornalismo colaborativo, o conhecido jornalismo cidadão. Os dois pensamentos contemporâneos no começo do texto deram a tônica do Fórum, que discutiu ainda a tríade em que se posicionam as redes sociais: relacionamento, vigilância e tendência. Com exemplos claros e atuais da mídia brasileira e internacional, Alec Duarte destacou ainda aos jornalistas que a notícia não é determinada pelos profissionais da notícia (nunca foi) ou veículo, mas deve ser baseada na opinião dos leitores, ouvintes, internautas e telespectadores.
“Não sou eu quem determina o que é ou não notícia, nem mesmo quem vai abrir o telejornal”, considera o especialista, citando o episódio do apresentador do jornal do SBT, Carlos Nascimento que abre uma das edições do telejornal com juízo de valor ao citar o caso da modelo Luíza, que voltou do Canadá e, de repente, virou celebridade no Brasil. Segundo ele, a opinião jornalística tem seus momentos e, quando não utilizada da maneira correta, pode escapar dos padrões éticos do jornalismo e prejudicar a formação da opinião dos leitores. Citou ainda o vídeo viral #paranossaalegria postado no Youtube, que foi alvo de paródia até mesmo dos criadores da série Os Simpsons.
Alec Duarte chamou a atenção ainda para as novas mídias, como Facebook, Twitter e Pinterest, rede de compartilhamento de fotos que mais cresce no mundo, que trouxeram novas funções à profissão e exigiram conhecimento aprofundado dos jornalistas. “Perdemos uma das características essenciais da profissão que é ouvir o que os nossos ouvintes estão compartilhando, comentando. Tais tecnologias devem servir como ferramenta de interação. E fortalecer a proximidade com o público, manter contato direto com ele, é um dos desafios que são colocados diante daqueles que se arriscam produzir informação. O jornalista respondeu aos questionamentos dos participantes e encerrou sua apresentação com exemplos práticos no G1, a exemplo dos milhares de comentários que recebe e responde diariamente.

Homenagens

A noite também foi marcada pelo lançamento oficial do Prêmio de Jornalismo Ruy Hitler, que premiará profissionais em várias categorias a partir da apresentação de trabalhos jornalísticos que destaquem os 10 anos das Faculdades Santo Agostinho e o Desenvolvimento Regional, e pela seção de homenagens aos jornalistas sociais de Montes Claros por seu relevante trabalho na região. A entrega das placas foi feita pelas mãos do professor Antônio Eugênio Silva e pelo jornalista Alec Duarte. O Fórum foi encerrado com o coquetel de confraternização, no espaço Gold Eventos.

Jornalistas Homenageados

Adriana Queiroz
Angelina Antunes
Arthur Júnior
Célia Caldeira
Eunice Loyola
Fabrícia Andrade (Bia Andrade)
Felicidade Tupinambá
Gal Bernardo
João Jorge Soares
Magnus Medeiros
Márcia Vieira
Ricardo Júnior
Ruth Jabbur

Nenhum comentário:

Postar um comentário