A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros está mobilizando os municípios sob sua jurisdição para participar do projeto Semana Saúde na Escola, realizado pelo ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, que, neste ano, tem como tema a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes.
A Semana Saúde na Escola será realizada de 5 a 9 de março e as ações serão promovidas pelas escolas públicas em parceria com as equipes do Programa Saúde de Família.
Segundo Renata Fiúza, coordenadora regional de Atenção Primária à Saúde, o programa visa envolver a comunidade em um amplo debate sobre um problema que já afeta 1/5 da população infantil do país: a obesidade. “A obesidade é preocupante pelo fato de trazer consigo várias outras doenças associadas. A criança acima do peso que muitas vezes é motivo de piada na escola, na verdade, é um potencial candidato a desenvolver graves problemas de saúde se não se tratar. Quanto mais cedo se desenvolve hábitos de alimentação saudável e prática de esportes, maior a chance de uma vida adulta saudável. A proposta do projeto é exatamente chamar a atenção da comunidade escolar, especialmente dos pais, para esse cuidado”, explica a enfermeira.
Durante a Semana, médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de saúde vão visitar as escolas participantes e examinar as crianças para avaliar suas condições físicas e desenvolver práticas educativas de promoção à saúde.
De acordo com Renata Fiúza, a adesão é voluntária, porém está previsto incentivo financeiro para os municípios que aderirem ao projeto, cujo valor vai variar de acordo com a quantidade de equipes participantes.
Os municípios que quiserem participar do programa podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro no site do Sistema de Monitoramento do Programa Saúde na Escola: www.simec.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário