sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GALERIA DE MONTES CLAROS RECEBE ARTE IRANIANA



Ascom

Inaugurada em março de 2011, a Galeria Internacional de artes Márcio Leite já realizou 03 grandes mostras: a inaugural, em 31 de março, junto com a revista Tempo, homenageou 20 personalidades da região com o título TOP 20 ARTS; a segunda, homenageou, pós mortem, o artista plástico Konstantin Christoff e a terceira reuniu 7 notáveis artistas da terra e homenageou a cidade por ocasião dos seus 154 anos. Agora a galeria se prepara para receber a sua primeira exposição internacional, fruto é claro, do bom relacionamento que o cartunista Márcio Leite mantém mundo a fora.
De 02 a 09 de setembro, 16 esculturas iranianas do artista plástico Afra Sareban, em tamanhos, formatos e motivos diferentes, retratando e valorizando importantes símbolos do Iran, país considerado um dos berços do humanidade com mais de 2.500 anos de historia, estarão em exposição na galeria.
A abertura será às 20 horas e contará com a presença do diretor da Casa Iraniana Cartum e Arte, Massoud Shojai Tabatabai.
De valor reconhecido no mercado internacional de arte, as peças, que percorreram mais de 2 mil quilômetros já estão em Montes Claros, são originais, modernas, confeccionadas em argila e brilhante encontrados na cidade de Teerã. O processo de produção de cada peça é trabalhoso exigindo do artista plástico, alem do talento, muita dedicação e disciplina para se chegar ao resultado desejado.
“É a primeira exposição de Afra Sareban no Brasil e é um privilégio para Montes claros receber e comercializar uma exposição deste nível” comenta o cartunista Márcio Leite, diretor da Galeria que leva o seu nome.

Abertura

Massoud Shojai Tabatabai estará em Montes Claros para a abertura da exposição no dia 02 de setembro. É sua segunda vez na cidade. Na primeira, em 2010, a convite do cartunista Márcio Leite, participou da Exposição Do Irã que reuniu 35 obras de artistas plásticos consagrados daquele país.
Massoud é graduado em pintura pela Faculdade de Artes da Universidade do Teerã. Foi fotógrafo na guerra Irã x Iraque sendo atingido por armas químicas. Editou dois livros de fotos sobre o conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário