segunda-feira, 20 de março de 2017

UNIMONTES SOLIDÁRIA ATENDERÁ 19 CIDADES NESTE ANO

Em 2017, a Universidade Estadual de Montes Claros comemora 15 anos de implantação do Projeto Unimontes Solidária, que serão celebrados ao longo do ano com a ampliação das ações  extensionistas na área de abrangência da instituição. Foram selecionados por meio de edital seis municípios para receber as equipes de voluntários da universidade. Mas por causa do número de cidades inscritas e da comemoração da data histórica também serão atendidos outros 12 municípios, totalizando 18 cidades contempladas. As ações são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão e na próxima quinta-feira, 23, realiza reunião com os representantes dos municípios selecionados para receber as equipes de voluntários. Na oportunidade, será assinado o termo de compromisso que oficializa a adesão dos municípios ao projeto. A reunião está marcada para as 15 horas, no Salão dos Conselhos, no prédio da Reitoria (prédio 5 do campus-sede).
O projeto envolve os alunos dos diversos cursos da Unimontes, que, supervisionados por professores, visitam os municípios como voluntários, onde realizam as ações solidárias junto à população de baixa renda. Assim, os estudantes colocam o conhecimento produzido na sala de aula a serviço da comunidade.
Por intermédio do edital, foram selecionados os municípios de Urucuia, São Romão, Botumirim, São João do Paraíso, Berizal, Montezuma e São João da Ponte. Na seleção, foram avaliados e priorizados os municípios  com índices econômicos e sociais ainda abaixo da média do restante do Estado. Foram considerados aspectos como: Produto Interno Bruto (PIB) per capita baixo e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo – em relação à média de Minas Gerais, além dos índices mais elevados de analfabetismo e de mortalidade infantil.
O coordenador de Apoio ao Estudante e do Projeto Unimontes Solidária, professor Gilson José Fróes, explica que, após a seleção com base nos critérios previstos no edital, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, "em caráter excepcional", decidiram que o número de municípios em 2017 seria ampliado, tendo em vista a comemoração dos 15 anos do projeto e o número de cidades inscritas. Assim, a quantidade de comunidades atendidas será ampliada neste ano.
Desta forma, as equipes de acadêmicos voluntários, em ações semelhantes às do Unimontes Solidária, vão visitar outros 12 municípios, a partir de outros projetos da Universidade, como o Multicampi: Bonfinópolis de Minas, Ibiaí, Gameleiras, Ibiracatu, Salinas, Brasília de Minas, Almenara, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Capitão Enéas, Varzelândia e Mirabela.
ÁREAS DE ATENDIMENTO

As atividades voluntárias são realizadas nas áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer, entre outras, de acordo com as demandas específicas dos municípios. São atendidos moradores da área urbana e da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário