segunda-feira, 20 de março de 2017

SANTO AGOSTINHO COMEMORA APROVADOS NO MESTRADO DA UNIMONTES.

Samara Nogueira
              
Os egressos de Direito das Faculdades Santo Agostinho Pedro Abdar Ramos, Dandara Castro e a estudante do 5 º período do mesmo curso, Clarissa Soares, foram aprovados no processo seletivo para o Mestrado em História Social, na Universidade Estadual de Minas Gerais (UNIMONTES). O curso com duração de dois anos, terá início na última semana de março.

Conforme o bacharel em Direito e Professor, Pedro Abdar, a busca pelo mestrado foi motivada pelo desejo de se tornar docente universitário e compreender com mais aptidão a sociedade, o Estado e as ciências humanas. Além disso, ele ressalta a importância do mestrado no desenvolvimento da pesquisa dentro do direito, contribuindo para que a área seja menos legalista. “Meu projeto de pesquisa visa compreender o estado do século XX, tema relacionado também com o Direito. Devemos incentivar essa multidisciplinaridade, as Faculdades Santo Agostinho representam uma vanguarda nesse quesito”, argumenta Pedro.

 Para Clarissa Soares, historiadora e estudante do 5º período de Direito, o mestrado também significa o desenvolvimento de um direito mais amplo e diverso.  “Apesar de o mestrado ser em História, acredito nessa interdisciplinaridade e na possibilidade de perceber o Direito de maneira não isolada. Meu tema de pesquisa, por exemplo"

Segundo ela, essa visão foi desenvolvida nas Faculdades Santo Agostinho. “Eu participei de alguns grupos de estudo que permitiram o contato com professores que me incentivaram muito a escrever e tentar o processo seletivo para o mestrado. hoje tenho total certeza de que a docência e a área da pesquisa são realmente o que eu quero”, conclui. 
        
Assim como os outros, a mestranda e Professora Dandara também acredita que o mestrado contribuirá para a realização de pesquisas nas quais a história, direito e outras disciplinas possam coexistir e desenvolverem juntas. “ No caso do direito essa possibilidade diminui seu pragmatismo”, finaliza. 

De acordo com Rafael Soares Duarte de Moura, Coordenador do curso de Direito das Faculdades Santo Agostinho, a conquista dos estudantes reflete características do curso da instituição. “ Ver essa aprovação em programas stricto sensu reconhecidos, como o da Unimontes, causa muita satisfação. Formamos um acadêmico não apenas para trilhar as carreiras públicas ou de advogado, investimos muito em pesquisa, ensino e extensão. Queremos despertar a vocação para docência”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário