sexta-feira, 20 de junho de 2014

70 ANOS DA SOCIEDADE RURAL



Andréa Fróes
O norte mineiro celebra, neste sábado (21), os 70 anos da Sociedade Rural, entidade cravada em Montes Claros, sem fins econômicos e que viabilizou, apoio e ainda propicia o desenvolvimento regional.  A história da entidade mescla com a história de Montes Claros.  As atividades terão inicio às 6h no Parque de Exposições João Alencar Athayde, no Bairro São João.
No maior complexo de eventos do Norte de Minas será servida feijoada, tradição vinda da época dos tropeiros que comiam o alimento para “dar sustança” durante o percurso. Em seguida, cerca de 70 cavaleiros e amazonas partem para a Praça da Estação, no centro de cidade onde são aguardados por um grupo de produtores rurais em carros de boi, tratores, caminhonetes, carretas com frutas e carruagem com as Rainhas da Expomontes.
De lá seguem em desfile pela Avenida Ovídeo de Abreu, Rua Barão do Rio Branco, Praça Cel. Ribeiro, Avenida Deputado Esteves Rodrigues, Mercado Municipal, Avenida Deputado Esteves Rodrigues, Avenida Dulce Sarmento, Avenida Floriano Neiva, Praça Itapetinga e Avenida Geraldo Athayde com destino ao Parque de Exposições.
Às 11h, será a Missa em ação de graças, coordenada pelo Pároco da Igreja de São Francisco de Assis, Padre Antônio Alvimar. Posteriormente, as rainhas da 40ª Expomontes serão apresentadas. Durante toda tarde, diversos artistas fazem shows, dentre eles: Eduardo & Lucas, Jean Karlo & Stradeiro, Grupo de Aboio e Berranteiros.
Para Maria Idalina Almeida, Diretora Social a entidade é uma das mais importantes classistas do interior de Minas. “A Rural é a CASA do produtor rural é nosso apoio. Um lugar que converge todas as questões do campo. Tradicionalmente, impulsiona as questões rurais e temos mais que celebrar. Temos que reverenciar nossa instituição”, finaliza.
O Diretor de Eventos, Arnaldo Oliveira, afirmou que os todos dos donos dos animais que vão participar do desfile apresentaram documentação atestando a isenção de anemia infecciosa e mormo. “Isso porque estamos no período de quarentena da Expomontes e nenhum animal entra no Parque de Exposições sem documentação. Estamos ansiosos para o grande dia da Rural, instituição que simboliza e representa os produtores rurais sempre buscando apoio e lutando pelas causas da classe”, diz.
Para o atual Presidente da entidade, Osmani Barbosa Neto, 2014 é o ano da Sociedade Rural. “Duas grandes marcas temos a celebrar neste ano: os 70 anos da instituição-mãe de todas as outras do Norte de Minas e a 40ª Expomontes. Estou muito emocionado. Agradeço a toda diretoria que não mediu esforços para fazer as atividades comemorativas de sábado, dia 21. Todos doaram tempo e recursos para que possamos promover um evento marcante para o norte mineiro. Vamos mostrar para a cidade a força do agronegócio. Optamos por fazer o desfile para apresentar o que fazemos, o que produzimos. A festa é de todos, porque a Rural trabalha não somente para o homem do campo e sim para o desenvolvimento de toda uma região”, avisa.

Osmani ainda reforça que “os 70 anos da Sociedade Rural trazem marcas históricas no desenvolvimento da nossa região, mas não fazem sombra a 40ª Edição da Exposição Agropecuária”. Para ele, são as exposições a mola propulsora dos avanços conquistados para o agronegócio, seja no setor econômico, em melhoramentos genéticos ou na propagação de novas tecnologias.
Sociedade Rural
70 anos de história não se constrói por acaso. Dependem de muito trabalho, determinação e coragem. Essa tem sido a marca registrada da Sociedade Rural de Montes Claros que, durante toda a sua existência, participando ativamente da construção do desenvolvimento do Norte de Minas, tem se constituído numa entidade dinâmica e corajosa na defesa dos interesses da região como um todo.
A trajetória de trabalho e de empreendedorismo da Sociedade Rural foi iniciada no dia 21 de junho de 1944, quando foi fundada a Sociedade Agropecuária de Montes Claros, tendo como presidente o agropecuarista João Alencar Athayde. No dia 20 de fevereiro de 1951 a entidade passou a denominar-se Associação Rural de Montes Claros e em 28 de julho de 1975 o nome da entidade voltou a ser alterado para Sociedade Rural de Montes Claros.
Com 70 anos de trabalho voltado para o apoio efetivo a todos os segmentos dos produtores rurais, a Sociedade Rural de Montes Claros é uma associação, sem fins econômicos. Tem como principal objetivo o desenvolvimento da agropecuária norte mineira, através do estabelecimento de parcerias e apoio à implementação de diversos projetos e programas desenvolvidos por instituições governamentais ou entidades ligadas à iniciativa privada.
A Sociedade Rural é promotora da Exposição Agropecuária de Montes Claros – Expomontes, que se constitui na maior mostra agropecuária  do Norte de Minas e uma das mais importantes do Estado e do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário