terça-feira, 10 de abril de 2012

2º FICOM já tem data definida

ASCOM/S.AGOSTINHO

Fórum vai homenagear colunistas e receberá editor do portal globo.com, da rede globo

A segunda edição do Fórum Integrado de Comunicação já tem data definida. O evento, promovido pelas Faculdades Santo Agostinho e que reúne profissionais da comunicação e imprensa de Montes Claros, acontece no dia 24/04, no espaço Gold Eventos, a partir das 19h30min.
Nessa edição o Ficom receberá o jornalista do site de notícias da Globo.com (G1.com.br), Alec Duarte, que discorrerá sobre um tema bastante atual e próximo não só de jornalistas, mas daqueles que convivem e utilizam a internet e as mídias sociais para potencializar seu trabalho: “A influência das redes sociais na Produção Jornalística”.
O jornalista foi editor-adjunto de Política e colunista de tecnologia do jornal Folha de S.Paulo (2009-2011), além de editor-assistente de Esporte no mesmo veículo (2006-2009). Durante ainda exerceu cargos de edição e direção no Portal Terra (editor-executivo entre 2003-2006), Agência Estado (sub-editor de Economia em 2002-2003) e em A Gazeta Esportiva, da qual foi editor-executivo (2000-2001). Também foi repórter de cidades na Folha da Tarde (1990-1992) e repórter e editor de esportes no Diário do Grande ABC (1992-2000).
Em entrevista concedida a Assessoria de Comunicação da Faculdade Santo Agostinho, o jornalista adianta parte do conteúdo que ministrará para os participantes do Fórum, no dia 24 de abril.
“Se há uma certeza sobre o atual momento do jornalismo é que o avanço tecnológico acabou de uma vez por todas com o monopólio da mídia tradicional no ecossistema noticioso. Hoje as pessoas dispõem das mesmas ferramentas que os jornalistas. E o ato de apurar/difundir/analisar informação, finalmente, foi compreendido como direito fundamental do ser humano, e não exclusividade dos adeptos de uma profissão”, destaca.
O jornalista Alec Duarte também faz ponderações importantes a respeito das mídias sociais que, segundo ele, mudaram a visão do jornalista/comunicador. “A mídia social, mais do que ser o jornal das pessoas, também evidenciou ao jornalista a relativização de seu papel como mediador no processo. Agora, as fontes "furam" os próprios jornalistas, ou seja, dão informações em primeira mão para seus seguidores, que as distribuem e as comentam. Cada vez mais, ao jornalismo formal sobrará o papel de curadoria e hierarquização. A edição, ainda, é uma tarefa genuinamente jornalística”, assevera.

Prêmio Ruy Hitler e Homenagens

A 2ª edição do Fórum Integrado de Comunicação também será marcado pelo lançamento oficial do Prêmio Ruy Hitler de Jornalismo. O tema do concurso será “Os 10 anos de contribuição das Faculdades Santo Agostinho para o desenvolvimento do Norte de Minas”.
De acordo com o edital, que será publicado ainda essa semana, poderão concorrer jornalistas com trabalhos de autoria de um ou mais profissionais de imprensa nas categorias artigos, documentários, reportagens em vídeo, reportagens impressas, ensaios e coberturas sequenciadas de eventos. Os trabalhos, regularmente inscritos, devem ser publicados no período de 09 de abril a 31 de outubro de 2012.
Acompanhando a primeira edição do Fórum, as Faculdades Santo Agostinho prestarão homenagem aos Jornalistas Sociais ou Colunistas Sociais que fizeram e fazem história em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário