terça-feira, 25 de março de 2014

SER VOLUNTÁRIO É GESTO DE AMOR

                      Voluntários, pessoas que fazem a diferença(FOTO: Fabíola Cangussu)

Fabíola Cangussu
Segundo o dicionário, voluntária é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos. Mas na prática é algo ainda maior. É alguém dotado de generosidade, amor e comprometimento.
O ser voluntário despe a alma de falsas vaidades. Faz com que se coloque a serviço do outro. Não se diminui ao executar uma tarefa em que a maioria acharia que seu título estivesse além. Pelo contrário. Sabe que toda função é digna, e ensina quem está ao seu lado a respeitar o outro.
Todos podem ser voluntários, especialistas ou não. O importante é descobrir o que o motiva, e principalmente, saber que as pessoas devem ser protagonistas de sua história. Trabalhar para que a desigualdade mude, para que as pessoas assistidas conquistem seu espaço e sejam multiplicadores.
Portanto, se tornar voluntário é se tornar cidadão desejoso de participar de uma sociedade mais justa. Uma pessoa que além de doar seu tempo, doa amizade, sabedoria, e compaixão ao próximo. É alguém que entende a situação alheia, dar uma palavra amiga ou gesto de solidariedade, somente pelo prazer de melhorar a vida do próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário