Ascom/S.Rural
Os investimentos em tecnologias e genética impulsionam o aumento da produção leiteira do Norte de Minas. A região representa 5% da produção do Estado, que é considerado o maior do Pais. “Produzimos em Minas 30% do total geral do Brasil, que são 30 milhões de litros por dia. Minas continua líder no número de fazendas. Aqui são oito milhões diários de litros. No Norte de Minas, nosso teto no período das águas chega a 500 mil litros. O Paraná mantém a segunda posição, com 20% das propriedades. A raça girolanda representa 80% da raça utilizada do gado leiteiro da região” -, Otaviano Pires Junior, Diretor de Pecuária de Leite da Sociedade Rural e Presidente da Associação dos Criadores de Gado de Leite (ACGL).
Nesse embalo da produção regional que a Sociedade Rural traz para a 38ª Expomontes – de 29 de junho a 08 de julho no Parque de Exposições João Alencar Athayde - o torneio leiteiro, que está com inscrições abertas até o dia 15 de junho. O concurso, que não era realizado há dez anos, volta com força total em 2012. “Nossa intenção é incentivar e promover a pecuária leiteira, cujo propósito é difundir e incrementar o consumo de leite e seus derivados; Promover a reunião de técnicos e criadores com vistas a difundir o conhecimento e aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento da produção e da produtividade do rebanho leiteiro norte mineiro; além de demonstrar por meio dos animais concorrentes, o grau de desenvolvimento da pecuária leiteira da região”-, fala Osmani Barbosa Neto, Presidente Sociedade Rural.
Nos dias 30 de junho, 1º e 02 de julho são destinados a entrada dos animais. Às 21h do dia 03 de julho está prevista a classificação e ordenha dos animais. Já nos dias 4, 5 e 6 vão ser promovidas as ordenhas e pesagens. Dia 7, devem ser anunciados os resultados e entrega dos prêmios. Não serão aceitos para o Torneio Leiteiro animais ainda em produção de colostro.
Cada participante poderá concorrer com apenas um animal por categoria. “Os bovinos serão divididos de acordo com o grau de sangue e idade e somente darão poderao participar a partir da apresentação do Guia De Trânsito Animal (GTA), acompanhada da Nota Fiscal de produtor rural; Certificado de vacinação contra febre aftosa, com vacina trivalente (OAC), na origem entre 07 (sete) e 90 (noventa) dias; Atestado de exame negativo para brucelose e tuberculose, realizado no máximo há 60 (sessenta) dias; Para as fêmeas vacinadas entre 03 (três) e 08 (oito) meses de vida, e cuja idade esteja entre 09 (nove) e 24(vinte e quatro) meses, o atestado Negativo contra Brucelose poderá ser substituído pelo atestado de vacinação contra a Brucelose; Todas as Fêmeas com idade entre 03 (três) a 08 (oito) meses deverão estar acompanhadas obrigatoriamente, do Atestado de Vacinação contra a Brucelose; Atestado de exame negativo para tuberculose, realizado no máximo há 60 (sessenta) dias para todos bovinos acima de 06 (seis) semanas”, fala Otaviano.
Ao todo serão nove ordenhas em 72 horas. Todas manuais ou mecânicas e realizadas sempre às 7h, às 14h e às 21h. O leite ordenhado será depositado em tanque resfriador e posteriormente será comercializado.
Para Osmani a expectativa é positiva com relação ao torneio. “Esperamos movimentar o setor, que tanto contribui para o incremento da economia regional” -, diz
Nenhum comentário:
Postar um comentário