segunda-feira, 11 de setembro de 2017

GOVERNADOR VALADARES RECEBE ETAPA DO FÓRUM DO LIVRO

Governador Valadares (Vale do Rio Doce) é o quarto município a receber a etapa de regionalização do Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.
O encontro será no dia 19 de setembro, na Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (Rua Peçanha, 662, 6º andar, Galeria Wilson Vaz, Centro), das 9 às 18 horas. As inscrições online já estão abertas e podem ser feitas até as 15 horas do dia 15, pelo Portal da Assembleia (goo.gl/9KUmb5) ou no local do evento.
Os encontros regionais antecedem a etapa final do fórum, a ser realizada em Belo Horizonte, de 22 a 24 de novembro. O objetivo é coletar sugestões da sociedade civil para elaboração do Plano Estadual do Livro, que vai estabelecer as metas e diretrizes para a área, para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.
As discussões são orientadas por um documento de referência sistematizado pela Assembleia e pela comissão executiva do fórum. Os participantes podem, no entanto, apresentar novas propostas.
Grupos de trabalho 
Durante o encontro, serão formados quatro grupos de trabalho para debater os seguintes temas: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro.
Cada grupo deverá priorizar três das novas propostas aprovadas. As sugestões serão avaliadas na última etapa e, se acatadas, vão constar do documento final. No encontro regional, também serão eleitas até 16 pessoas do Território de Desenvolvimento Vale do Rio Doce/Vale do Aço, entre representantes do poder público e da sociedade civil, que atuarão como representantes na última plenária, na Capital.
Outras cinco cidades também vão receber os encontros regionais: Juiz de Fora (Zona da Mata), 5/9; Montes Claros (Norte de Minas), 12/9; Belo Horizonte, 21/9; Uberlândia (Triângulo Mineiro), 26/9; e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), 3/10. No último dia 29 foi realizado o encontro em Varginha (Sul de Minas).
Além da interiorização, haverá uma consulta pública online para coletar as sugestões da população, disponível de 18 de setembro a 13 de outubro.
PROGRAMAÇÃO
  • 8h30: Credenciamento
  • 9h: Mesa de Abertura
  • 9h40: Palestra Magna
  • 10h20: Apresentação sobre o processo de construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e orientações gerais
  • 11h: Instalação e atividades dos Grupos de Trabalho
    - Discussão do Documento de Referência e apresentação de propostas
    - Eleição de representantes regionais para a Etapa Final, em Belo Horizonte
    Grupo 1: Democratização do acesso
    Grupo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores
    Grupo 3: Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico
    Grupo 4: Desenvolvimento da economia do livro
  • 12h: Intervalo
  • 13h30: Continuação dos Grupos de Trabalho
  • 18h: Encerramento,

SERVIÇO
FÓRUM TÉCNICO SEMEANDO LETRAS – PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECAS – ETAPA GOVERNADOR VALADARES
Data: 19/9/17
Local: Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (Rua Peçanha, 662, 6º andar, Galeria Wilson Vaz, Centro - Governador Valadares)
Horário: 9h às 18h
Inscrições on-line: De 4/9/17 (a partir das 11 horas) a 15/9/17 (até as 15 horas)

Inscrições presenciais: no dia e local do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário