segunda-feira, 11 de maio de 2015

QUIXADÁ CONSOLIDA SUA VOCAÇÃO CULTURAL COM ENCONTRO DE LEITORES


               
No próximo dia 16 de maio, Quixadá, localizada a 167 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, sedia o I Encontro de Leitores do Sertão Central, confirmando sua vocação cultural, pois abriga o Memorial Raquel de Queiroz.
Com o objetivo de fomentar a leitura na região, Elileude Júnior organizou o evento através das redes sociais. Com adesão dos leitores, o organizador conquistou também apoio de empresários e de editoras, ultrapassando assim, a fronteira do Estado cearense.
- Não imaginávamos consegui esse apoio em nosso primeiro encontro. Isso demonstra o quanto estamos carentes desse tipo de evento. Isso sinaliza que estamos apenas dando nosso primeiro passo a favor da cultura em nossa reunião – Afirma Elileude.
Arusha Kelly Carvalho de Oliveira, 37 anos, professora da rede estadual de Fortaleza, diz que todos ganham com esse tipo de evento.
- O melhor ponto que podemos elencar nesse evento é o de estímulo à leitura para os jovens. Principalmente, para os jovens do interior, que são acometidos de uma dificuldade em ter acesso à livros e/ou outros meios de leitura. Trazer essa realidade e possibilidade para próximo deles, é proporcionar um crescimento, cultural e uma transformação como cidadãos.

Para a jornalista e escritora Fabíola Cangussu, mineira de Montes Claros, autora do livro Reencontrando-se, todo evento cultural tem o poder transformador e merece o apoio da sociedade.
- Receber o convite de um jovem para participar de um encontro, onde a literatura é a estrela, foi muito emocionante. Sabemos como é difícil organizar eventos culturais e a importância de receber o apoio da sociedade. Acredito que Quixadá está dando exemplo ao resto do Brasil.
A escritora ressaltou também a força da juventude de Quixadá ao falar sobre o legado deixado pelos jovens após o encontro.

- Esses meninos e meninas, que estão organizando e apoiando o encontro, são exemplos do que esperamos de nossa juventude. É lindo ver jovens apoderando-se do seu destino. Certamente a literatura tem esse poder. Desperta o desejo ir além. Não resta dúvida que outros irão se espelhar neste momento e serão multiplicadores – afirma a escritora.



EDITORAS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO ENCONTRO DE LEITORES

A diretora de Marketing da editora Gente/Única Jacqueline Larrosa enviou nota falando sobre a importância de realização do I Encontro de Leitores do Sertão Central.
- Apoiamos este tipo de ação pois acreditamos que a leitura tem que ser acessível a todos, e em encontros assim de apaixonados por livros um acaba incentivando o outro a ler cada vez mais, trocando experiências e suas paixões literárias.
O departamento de marketing da editora Rocco também escreveu sobre a importância de eventos que incentivam a leitura.
-Da nossa parte, acreditamos que todo e qualquer encontro que promova o hábito da leitura é muito importante para o crescimento cultural do país e seus cidadãos. Apoiar eventos, encontros e reuniões realizados por fãs/leitores é a maneira que temos de nos aproximar deles. Além disso, receber feedbacks sobre o nosso trabalho nos incentiva a continuar levando cultura, diversão e entretenimento através das páginas dos nossos livros.
Diretora da Editora Angel, Cláudia Pereira afirma que encontros de leitores propicia a troca de ideias e o intercâmbio cultural.
- O autor é o que mais ganha. Pois hoje em dia muitos leitores acabam lendo um livro por causa de indicação de quem o leu. É de suma importância apoiar esse tipo de evento. Promover cultura é o mesmo que promover o desenvolvimento de nossa gente - afirma

2 comentários:

  1. Esse encontro permanecerá nas memórias de toda a população de Quixadá e do Brasil.

    Parabéns, Elileudo e toda a equipe que o apoia.
    Gratidão eterna.

    Celeste.

    https://www.facebook.com/celfarias

    ResponderExcluir