quarta-feira, 9 de maio de 2012

Intercâmbio cultural - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE EM MONTES CLAROS


 Nos dias 11, 12 e 13 de maio, Montes Claros será palco da cultura, da dança, do folclore e das artes populares do Brasil, da Rússia, da Ucrânia, da Itália, do Senegal e do Chile. Esses países serão representados em solo norte-mineiro por grupos folclóricos que se apresentarão no ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC-MG) em Montes Claros, durante o X Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais.

Organizado pelo Grupo Banzé, o Festival de Folclore acontece entre os dias 9 e 20 de maio de 2012, passando pelas cidades de Januária, Pirapora, Ouro Preto, Belo Horizonte e Montes Claros. Além do Banzé, mais quatro grupos locais se apresentarão na cidade, sendo eles: Saruê, Zabelê, Fitas e Ginga Mineira.

O secretário de Cultura de Montes Claros, Hamilton Trindade, aponta que o Festival Internacional de Folclore sempre foi um evento com foco nos grupos folclóricos institucionalizados e estilizados. “É o caso do Grupo Banzé, que nasceu da criatividade, do compromisso e do dinamismo de Zezé Colares em traduzir de forma especial a dança, os sons, as cantorias, as tradições, a musicalidade e o colorido dos grupos folclóricos tradicionais”, disse. O secretário complementou que tudo isso fez crescer todo o contexto do folclore de Montes Claros, de Minas Gerais e do Brasil.

EMOÇÃO – A coordenadora de produção do evento, Regina Cabral, que já dançou no Banzé, revela que a cada festival a emoção é diferente e maior, e explica o porquê: “Montes Claros sempre abraçou esse festival e as pessoas cobram pela sua realização. Além disso, é uma alegria comemorar 44 anos do Banzé com a realização da 10ª edição do Festival Internacional de Folclore”, afirmou.

O estudante universitário e dançarino João Lucas Versiani se apresentará durante o festival ao longo dos espetáculos do Grupo Banzé. Ele também não esconde o que sente ao pisar no palco e começar a executar os passos que ensaiou todos os dias, no mês que antecede ao evento. “É uma emoção muito grande e gratificante quando a gente sobe no palco e vê a plateia sorrindo e tirando fotos. Sentimo-nos em estado de êxtase”, conta.

HISTÓRIA DE SUCESSO – O Festival Internacional de Folclore surgiu da ousadia do Grupo Banzé, que iniciou suas atividades em 20 de maio de 1968 dentro da sala de aula do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez em Montes Claros, por iniciativa da professora Maria José Colares Moreira. Encorajados pelo dinamismo da Sra. Marina Lorenzo Fernandez Silva e dos alunos do Curso de Folclore e História da Música, foi criado um grupo místico de danças, que passou a se chamar “Bandinha da Zezé” que, posteriormente, virou simplesmente “Banzé”.

O secretário de Cultura de Montes Claros elogia a dedicação do grupo em desenvolver o festival e representar não só Montes Claros e o Norte de Minas, mas todo o Brasil nas localidades onde se apresenta. “A municipalidade, através da Secretaria de Cultura e também do prefeito de Montes Claros, parabeniza os promotores do evento na pessoa de sua patrona e grande incentivadora Zezé Colares e também Jacqueline Pimenta de Carvalho, que hoje a sucede na diretoria-geral, e todos os componentes e coordenadores do Grupo Banzé”, declarou o secretário.

O Banzé recebeu um convite para se apresentar na França, Polônia e República Tcheca entre os dias 26 de junho e 27 de julho deste ano. Segundo Regina, depois do festival em Montes Claros, eles vão começar a se preparar para a turnê por esses países.

Para Trindade, “estes festivais que acontecem agregam não só a convivência com outros grupos, inclusive internacionais, como também permitem o intercâmbio cultural entre os vários países representados”, destacou.

PROGRAMAÇÃO – Em Montes Claros, os espetáculos acontecerão no ginásio do SESC a partir das 20 horas. Outras atividades serão desenvolvidas durante os três dias de evento.

No dia 11, às 16 horas, haverá palestra no salão do SESC com Luiza Tropia, que falará sobre “Folclore Lúdico: Importância dos brinquedos e brincadeiras tradicionais no processo de educação”. O público também poderá participar de oficinas com os grupos Ballet Ucranio Kalena, Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza, Conjunto Polinésico Ariki Rapa Nui, Ballet África e Grupo Folclórico Saruê. As oficinas serão realizadas no dia 11, na parte da tarde, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sob a coordenação do professor José Roberto Sales. Ainda neste dia, apresentam-se os seguintes grupos: BalletAfrica (Senegal); Ballet Ucraniano Kalena (Ucrânia); Grupo Artístico Folclórico Kyrey'y (Paraguai); Conjunto Polinésico Ariki Rapa Nui (Chile); Grupo Ítalo Brasileiro de Nova Veneza (Itália) e os grupos folclóricos montes-clarenses Banzé e Zabelê.

No dia 12, as movimentações começam pela manhã com o desfile de rua que sairá, às 9 horas, da Praça Doutor João Alves e seguirá até a Praça da Matriz, onde será celebrada uma missa. À noite, os espetáculos ficam por conta dos cinco grupos estrangeiros, do Banzé e do grupo Fitas e Ginga Mineira, de Montes Claros.

Encerrando o festival, o público poderá participar, no dia 13, de um espetáculo matinê que ocorrerá às 16 horas. Já às 20 horas, os grupos do Senegal, da Ucrânia, do Paraguai e do Chile se apresentam novamente, e o grupo da Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, da Rússia, dividirá o palco com o Banzé e o Saruê, de Montes Claros.

Os ingressos estão no valor de R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia-entrada, podendo ser adquiridos na Rua Simeão Ribeiro, nº 40 – Centro e no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, no Bairro São Luiz. Informações podem ser obtidas no site www.grupobanze.com.br e pelos telefones (38) 3212-1319 e (38) 9963-1561.

6 comentários:

  1. FALSIDADE IDEOLÓGICA!!!!

    Alguem já se perguntou o que um grupo do curso de educação física tá fazendo num festival ARTISTICO e tentando se passar por Artistas?

    Lembrando que profissional de Educação Física NÃO é profissional da área de Artes e espetáculos.

    È lamentável ver a falta de ética com que o Curso de Educação Física da Unimontes insiste em USURPAR (roubar) as competências academico profissionais da área de Artes Cênicas (teatro e dança). Profissional de educação Física NÃO é Artista muito menos técnico de espetáculos.

    Ao invés de atuar na sua área o curso de educação física da Unimontes quer aparecer tentando se passar por profissionais da área de Artes. FALSIDADE IDEOLÓGICA É CRIME

    Vergonha e FALTA DE ética, vamos ver até quando a picartagem vai imperar?!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito a sua opini'ao, acho que arte e algo muito maior que o meio academico. Cultura n'ao deve ter dono. o curso de arte merece todo respeito e credito. mas querer trancar a arte [e menosprezar a capacidade essencial do ser humano de criar o belo. o que impede profissionais de outras areas comunicar sua essencia em forma de arte.
      N'ao estou aqui julgando, [e um espa;o livre e aberto a todos.
      Por acaso a danca [e vetada ao profissional de educacao fisica, ou letra, ou mesmo a medicina
      Pensemos que difundir a arte [e dever de todos.
      Caso tenha projetos a serem divulgados o espaco esta aberto sempre. Envie release. mande programacao.
      Desculpe os erros, mas o computador nao esta obedecendo acentos e nem outro caracteres diferentes.

      Excluir
  2. Cara Fabíola,

    Se você é REALMENTE jornalista, e defende um jornalismo resposável deveria ter mais ética e não apoiar PICARETAS.
    Mas se não é fazer o que né?

    Para sua informação ARTE é uma área de conhecimento e precisa estudo e formação sim. Talvez por não ser da área vocês esteja tão equivocada.

    ResponderExcluir
  3. Pelo contrário, sou formada em jornalismo e em arte. As sei que as principais manifestações artisiticas culturais brotam de pessoas que nunca estudaram arte. Que escola frequentou Ze Coco do Riachão? As escultoras do vale do Jequitinhonha passaram por qual formação acadêmica?
    Não estou tirando o mérito do estudo, pelo contrário, acho que estudar nossa arte e nossa gente é maravilhoso. Amo os metres Barrocos. Sou fã indiscutível dos renascentistas. Mas querer que a arte tenha um tutor é menosprezar a sua grandeza.
    E volto a ressaltar que este espaço está sempre aberto para divulgar o que é de interesse público, inclusive o seu protesto, seja ele anônimo ou não.

    ResponderExcluir
  4. Ah é? você é formada em Arte? Estudou onde? Pois não parece....

    ResponderExcluir
  5. Essa pseudo jornalista é ridícula mesmo, a cara do povo babaca de montes claros, finge que é jornalista formada em artes, (uma coisa não tem nada a ver com a outra sua BURRA), como vc pode ter duas formações e não saber nem escrever? kkkk

    ResponderExcluir