sábado, 25 de fevereiro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA HOJE A MEIA NOITE

ASCOM/CEMIG
O Horário de Verão 2011/2012 termina à zero hora do dia 26 de fevereiro, próximo domingo. Com isso, às 24 horas do sábado (25/2), os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
A medida, que começou à zero hora de 16 de outubro do ano passado, abrangeu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia, que voltou a adotar a medida, após oito anos fora da mudança. Os demais estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o Horário de Verão, devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano e faria com que o Horário de Verão tivesse efeito praticamente nulo nesses estados.
No total, essa edição do Horário de Verão tem 133 dias de duração, 7 dias a mais que no ano passado.
Desde 2008, através do Decreto 6.558, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorre no domingo seguinte, como acontece na edição atual.


Minas Gerais

Na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, verificou-se, segundo balanço preliminar, uma redução na demanda máxima, ou seja, no pico diário da carga que ocorre no período das 18 às 22 horas, de 4,1%, correspondendo a cerca de 310 MW, semelhante à redução verificada no ano passado. Essa potência equivale a:

demanda de pico de uma cidade de 750 mil habitantes, população equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas;
30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro com 66 municípios;
15,5% da carga de pico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (34 municípios e 4,9 milhões de habitantes);
geração a plena carga de mais de duas usinas do porte da Usina Térmica de Igarapé (131 MW).


No consumo, estima-se que a economia de energia registrada no Horário de Verão dos últimos dois anos se manteve no período atual, chegando a 0,5%, o que representa 32 MWmed (megawatts médios). “Essa economia de energia é suficiente para abastecer, durante dez dias, Belo Horizonte”, afirma Wilson Fernandes Lage, engenheiro de operação do sistema da Cemig.
Para os consumidores residenciais e comerciais, a economia se dá na menor utilização da iluminação artificial. Estes consumidores poderiam ter um consumo de até 5% a mais na fatura mensal de energia, caso não houvesse o Horário de Verão.


No Brasil

A economia no sistema elétrico interligado brasileiro, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deverá ser de 4,7% de redução na demanda máxima, superando o valor de 2.777 MW, o que equivale, aproximadamente, a 40% da carga de Minas Gerais no horário de ponta.
Já a redução do consumo de energia deverá atingir 290 MWmed, correspondente a 0,5% da carga dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste ou a 38% do consumo médio de uma cidade do porte de Brasília, com 2,5 milhões de habitantes. Os valores oficiais serão divulgados duas semanas após o término do Horário de Verão, pelo ONS.

Objetivo

A adoção do Horário de Verão visa à redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. “Com isso, obtém-se o alívio do carregamento dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, aumentando a segurança e a confiabilidade operativa, pois é reduzido o carregamento de todo o sistema elétrico nos momentos de pico, sendo melhoradas as condições de controle, principalmente em situações de emergências”, explica Wilson Lage.
Segundo o engenheiro, essa redução ocorre no período do ano em que o sistema é, de modo geral, submetido a condições operacionais mais críticas, reduzindo os riscos de desligamentos de linhas de transmissão, principalmente devido a descargas atmosféricas. “Proporciona também melhores condições de suprimento, em termos de continuidade e qualidade de atendimento às diversas áreas dos sistemas.”
Como benefício adicional observa-se a economia de investimentos em obras de geração e de transmissão de energia elétrica e na geração de usinas térmicas para atendimento a picos de carga neste período do ano em determinadas regiões do país, traduzindo-se como um aumento evitado nas tarifas de energia e um ganho ao meio ambiente.

Como funciona

O Horário de Verão aproveita o fato de que neste período os dias são mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Em Belo Horizonte, por exemplo, os dias duram cerca de 11 horas no inverno e 13 horas no verão. A medida provoca o adiantamento do horário civil em relação ao horário padrão, retardando a ligação da iluminação artificial, que é acionada mais tarde do que aconteceria normalmente. O efeito provocado é a não-coincidência da entrada desse tipo de iluminação com o consumo do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas, e com outros tipos de consumo nas residências, cuja carga aumenta significativamente nesse horário, motivados principalmente pelo uso do chuveiro elétrico.
A adoção do Horário de Verão é bastante antiga, tendo sido usada durante as guerras mundiais, com finalidades econômicas, evitando-se a geração térmica a óleo e carvão. O primeiro país a adotá-lo foi a Alemanha, em 1916, durante a 1ª Guerra Mundial.
Esta é a 38ª edição do Horário de Verão brasileiro. Foi adotado 11 vezes entre 1931 e 1968, de forma descontinuada, voltando depois no verão 1985/1986 e a partir daí em todos os anos, durante 27 edições consecutivas.

Além do Brasil, o Horário de Verão é implementado em aproximadamente 90 países, como, por exemplo, na União Europeia (entre março e outubro) e na América do Norte (entre março e novembro), além do Líbano, Jordânia, Síria e Cuba. No Hemisfério Sul, a medida é adotada na Austrália, Nova Zelândia, Namíbia, Chile, Paraguai e Uruguai, entre outros países (normalmente começando em setembro ou outubro e terminando em março ou abril

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CARNAVAL: A DIVERSIDADE DO FERIADO BRASILEIRO ACEITA ATÉ KAROL




Fabíola Cangussu

Não há duvidas de que o carnaval é uma das maiores celebrações culturais do Brasil. Extremamente democrática, essa festa permite a manifestação da alegria pelas diversas lentes de cada cantinho desse imenso país, como a exuberância das escolas de samba do eixo Rio e São Paulo, os filhos de Gandhi da Bahia, os blocos que passeiam pelas ruas histórias de Minas, o frevo de Pernambuco, e os Bois das regiões Norte e Nordeste.
Este período de festa também tem espaço para os que desejam momentos mais tranquilos, com direito a sessão de cinema em casa. Sim, cinema, eu me rendi a ele. Depois de dias de insistência de minha irmã, acabei escolhendo domingo de carnaval para ver o filme Karol – O homem que se tornou papa. Não irei fazer uma analise critica, porque não seria possível ser imparcial neste momento. Quero apenas pedir para você se despir do preconceito e se dar a chance de conhecer um pouquinho desse artista que se tornou o João de Deus.
Sinopse
Karol Wojtyla (Piotr Adamczyk) é um jovem de 18 anos que está apenas começando sua vida como ator, poeta e escritor quando, do dia para a noite, assiste à sua pátria - a Polônia - ser cruelmente invadida por tropas nazistas. Após seu êxodo para a Cracóvia, passando pelos mais impensáveis horrores, Karol decide tornar-se padre. Poucos anos depois, o Comunismo também invade a Polônia. E Karol, humanista e defensor da tolerância, acabará combatendo o regime totalitarista com uma coragem que enfim fará a Polônia despertar de seu torpor, chamando a atenção de todo o planeta. Está inevitavelmente traçado o caminho de Karol Wojtyla rumo ao seu santo destino, tornando-se um dos Papas mais célebres, queridos e populares de todos os tempos...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ZORRO VOLTARÁ ÀS TELAS



O último filme sobre o personagem foi "A lenda do Zorro" (2005), com Antonio Banderas como o herói, que também foi vivido pelo ator espanhol em "A máscara do Zorro" (1998).



Zorro, o mais sedutor dos heróis voltará as telas do cinema em breve, e o ator responsável por dar vida é o mexicano Gael García Bernal , que tem a difícil missão de substituir o espanhol Antonio Banderas, uma vez que esse ator é a verdadeira personalização da Lenda do Zorro.
Segundo notícias da EFE, “Bernal protagonizará o filme intitulado Zorro reborn (Zorro renasce, em tradução livre), que ressuscitará a lenda do herói mascarado de uma forma mais futurista, longe da Califórnia ou do México”.
A produção, dos estúdios Fox, ainda não tem diretor confirmado e conta com roteiro de Glenn Gers, Lee Shipman e Brian McGreevy.
MAIS ZORRO
Os estúdios Sony também estão preparando mais uma surpresa desse herói, um novo projeto sobre o personagem baseado no romance "Zorro - começa a lenda", publicado em 2005 pela escritora Isabel Allende e que trata das origens do herói.

AMOR ETERNO AMOR ESTÁ PRONTINHA PARA SAIR DO FORNO

Conheça a história de Amor Eterno Amor, a nova novela das seis da TV Globo, que estreia em março
Carlos é um homem em busca de respostas para o seu passado. Verbena ignora uma doença terminal e não desiste da luta para reencontrar o filho desaparecido


Carlos não esquece o amor que sente por Elisa Quanto tempo dura um amor? Esse sentimento tão forte é capaz de resistir aos altos e baixos de uma vida e se perpetuar por outras? Amor Eterno Amor, a nova novela das 18h das TV Globo que estreia em março, conta a história de pessoas que estão em busca de respostas e amores perdidos no passado. Verbena (Ana Lúcia Torre) é uma mãe que ignora uma doença terminal e não desiste da luta para reencontrar Rodrigo, seu filho desaparecido. Com a ajuda da amiga e jornalista Miriam (Letícia Persiles), ela se aproxima da realização de seu sonho quando Pedro (André Gonçalves), um repórter de Belém, entra em contato e diz ter achado um homem chamado Carlos (Gabriel Braga Nunes) que tem tudo para ser o filho da empresária.

Carlos é um domador de búfalos que também busca respostas para um passado perdido em suas lembranças. Ele recorda de sua infância em Arraial de Fora, uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, onde recebia o carinho da mãe, Angélica (Denise Weinberg), e tinha o seu incrível dom com os animais explorado pelo padrasto, Virgílio (Osmar Prado), em um circo. Abalado pela morte da mãe, ele foge e deixa para trás aquele que considera o amor de sua vida, Elisa (Julia Gomes), e vai parar em Marajó com a ajuda de Xavier (Chico Diaz).


Em Vila dos Milagres, Carlos tem a companhia do irmão de criação, Tobias (Erom Cordeiro), que é casado com Jacira (Carol Castro), e da irmã de criação Gracinha (Daniela Fontan). Todos se encontram na birosca da Carmem (Vera Mancini) e do Zé (Pedro Paulo Rangel), pais de Valéria (Andréia Horta), uma moça para lá de sensual, que é apaixonada por Carlos e ignora as investidas de Josué (Raphael Viana).

No Rio de Janeiro, Verbena vive cercada de carinho. Viúva, ela tem a companhia quase inseparável da pequena Clara (Klara Castanho), uma menina capaz de enxergar coisas que mais ninguém vê, e também conta com a ajuda do motorista Antônio (Tony Tornado) e das empregadas Deolinda (Nica Bomfim) e Teresa (Rosi Campos). A empresária ainda tem o apoio do médico Gabriel (Felipe Camargo) e do advogado Kleber (Marcelo Faria). Mas não escapa dos interesses da irmã Melissa (Cassia Kis Magro) e seu marido Dimas (Luis Mello). Os dois são pais de Fernando (Carmo Dalla Vecchia), que mantém um relacionamento com Miriam. De olho na herança de Verbena, os três torcem para que Rodrigo nunca seja encontrado.

Será que Verbena vai conseguir reencontrar o filho desaparecido? E Carlos vai descobrir as respostas para o seu passado perdido? Não deixe de assistir à estreia de Amor Eterno Amor, prevista para o dia 5 de março! A nova novela das seis da TV Globo é escrita por Elizabeth Jhin e tem direção de núcleo de Rogério Gomes.

CEMIG INFORMA ATENDIMENTO E PREVISÃO DO TEMPO PARA O CARNAVAL

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que, em virtude do carnaval, as agências e postos de atendimento da Empresa não funcionarão nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira. Nesses dias, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. Esse serviço funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Empresa (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.
As agências e postos de atendimento da Cemig voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas (22/2), a partir do meio-dia.

Previsão do Tempo


Capital e RMBH

Em Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH), a previsão para o carnaval é de predominância de céu parcialmente nublado. Poderão ocorrer pancadas rápidas de chuva no final do dia e início da noite, principalmente na sexta-feira, dia 17. As temperaturas máximas estarão elevadas, em torno dos 30°C.

Interior de Minas

Entre a sexta-feira e a segunda-feira, os dias apresentarão céu parcialmente nublado na maior parte do período, mas com um ligeiro aumento da nebulosidade à tarde quando poderão ocorrer pancadas rápidas de chuva. Nesse período, o dia com maior probabilidade de ocorrer estas pancadas de chuvas é a sexta-feira, dia 17, principalmente no Leste, Centro e Oeste de Minas. As temperaturas continuarão elevadas em todo o estado, principalmente no Triângulo, Leste e Norte, onde, em algumas localidades, passarão dos 33°C.
A partir da terça-feira, a chegada de uma frente fria provocará pancadas de chuva no Triângulo, Oeste e Sul, principalmente do meio da tarde em diante. A aproximação desse sistema provocará um aumento das temperaturas nas demais regiões, podendo ficar acima dos 34°C no Norte e Leste.

Litoral

Haverá pancadas de chuvas rápidas, no final do dia, no litoral sul da Bahia, em praticamente todos os dias. Já no litoral capixaba e fluminense há previsão de chuvas rápidas na sexta e sábado à tarde. Na quarta-feira de cinzas, a aproximação de uma frente fria provoca pancadas rápidas no litoral sul do Rio de Janeiro. Finalmente no litoral norte paulista há previsão de pancadas de chuva na segunda e terça-feira

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HOUSE SERÁ CANCELADO

Produtores de House anunciam cancelamento da série
A oitava temporada da série será a última



O momento menos esperado pelos fãs de House chegou! Os produtores David Shore e Katie Jacobs junto com o ator Hugh Laurie anunciaram o fim da série. Segundo eles, a temporada atual (8ª) será a última.

House estreou em 2004 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 14 de abril de 2005, quando o Universal Channel passou a exibir sua primeira temporada. A partir daí, a série não parou mais de conquistar fãs brasileiros que se tornaram verdadeiros “housemaníacos”.
Essa noticia foi divulgada pelo Universam Channnel, o que deixou a equipe do Flashes do Norte triste como todos os fãs da série.

Mas fica um alento,os episódios inéditos da oitava temporada da série continuarão a ser exibidos no Universal Channel todas as quintas-feiras, às 22h. Além disso, mesmo após o final da última temporada o canal continuará exibindo a série, reprisando episódios das temporadas passadas para quem não viu ou quiser rever todo o sarcasmo do Dr. House.
É uma pena... mas tudo que é bom realmente acaba.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ARQUIDIOCESE DE MOC ABRE CAMPANHA DA FRATERNINDADE

No próximo dia 22, Quarta-Feira de Cinzas, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, de Montes Claros/MG, abre oficialmente a Quaresma e lança a Campanha da Fraternidade 2012, que traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”, retirado do livro bíblico de Eclesiástico. Na paróquia haverá missas, com o tradicional Rito das Cinzas, às 7h e 18h30min, no templo da Praça Pio XII, centro da cidade, e às 19h, na Capela São José, na rua Germano Gonçalves, bairro São José.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DENGUE- LIXO DOMÉSTICO CONTINUA SENDO O MAIOR VILÃO

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que dos 74 municípios que realizaram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LirAa), em 2012, 30 apresentaram alto índice de infestação (acima de 3,9%); 42 apresentaram médio risco (LirAa entre 1,0% e 3,9%) e duas cidades (Conselheiro Lafaiete, com 0,7% e Poços de Caldas, com 0,1%) tiveram baixo risco. Até o momento, foram notificados, em 2012, 4.491 casos de dengue em Minas Gerais.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Carlos Alberto Gomes, comparando os dados de janeiro de 2012 com o mesmo período de 2011, observa-se que dois terços dessas cidades mantiveram os mesmos índices ou abaixaram, porém as demais pioraram. “Quando se faz o LirAa, são identificados quais são os focos mais comuns de infestação pelo Aedes aegypti. Neste LirAa de janeiro de 2012, por exemplo, pudemos constatar que os focos mais comuns foram o lixo (doméstico, principalmente), bebedouros de animais (lata d’água de cães e gatos) e os pratinhos para plantas”, detalhou Carlos Alberto.

O LirAa é uma pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito. Ele ajuda os municípios a acompanharem de forma rápida e atualizada a situação da infestação, além de ser um instrumento que auxilia na rápida tomada de decisões dos gestores para o controle da doença e demonstra como os municípios estão distribuídos em todas as regiões do Estado, o que espelha o aumento da infestação.

“O levantamento funciona como um alerta para os municípios e aponta para um potencial de epidemia, se nada for feito para impedir. A primeira providência dos municípios, e dos estados, com base nesses números, é intensificar as ações de controle nos pontos críticos, utilizando os indicadores como referência, principalmente, os depósitos predominantes. Também é fundamental a mobilização da sociedade civil, pois 85% dos focos de dengue estão dentro da casa das pessoas”, afirma a referência técnica em dengue da SES, Geane Andrade.

Minas Gerais conta com a Força-Tarefa de combate a dengue. Ela já atuou em vários municípios do Estado reforçando as ações de combate à dengue e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença. Aimorés, no Leste de Minas, é uma das cidades que recebe a equipe da força tarefa a partir desta semana.

Reunião com 30 municípios

No dia 1º de fevereiro, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, recebeu secretários municipais de saúde de 30 municípios mineiros com o objetivo de reforçar o combate ao vetor e impedir o avanço da doença, que causou 23 mortes no Estado em 2011.

Entre as ações efetivas para a solução do problema, Antônio Jorge anunciou a liberação de R$ 1 milhão, recurso do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), para a compra de 30 veículos do tipo picape, que irão auxiliar no transporte dos agentes e insumos, considerado pelos secretários municipais como um dos grandes gargalos na promoção das ações.

Além disso, vem sendo feito o treinamento de 50 médicos que irão, por meio das regionais de saúde, aprimorar e capacitar a ação de profissionais locais para um eficaz diagnóstico da doença, uma vez que muitos dos casos que evoluem para óbito estão diretamente ligados ao manejo clínico.

Outro anúncio feito pelo secretário foi que, neste ano, os municípios não serão mais responsáveis pela hospedagem e alimentação dos agentes da Força-Tarefa, transferindo a responsabilidade para a SES.

Os municípios convocados foram: Pocrane, São José da Safira, Marilac, Recreio, Glaucilândia, Central de Minas, Mathias Lobato, Naque, Aimorés, Araguari, Bocaiúva, Bom Despacho, Campo Belo, Curvelo, Dores do Indaiá, Ipatinga, Itabira, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Montes Claros, Nova Serrana, Pará de Minas, Pirapora, Pompéu, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Unaí e Várzea da Palma.

BOMBEIROS APOSTAM NA PREVENÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES NO CARNAVAL

Foco será nas atividades educativas e de prevenção a afogamentos e acidentes

Ascom/CBMMG


Reduzir o número de afogamentos e acidentes, além de fazer com que a população aproveite a folia com mais segurança. Esses são os principais objetivos da Operação Carnaval, que será lançada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na próxima sexta-feira (17). Este ano, o foco da operação será nas ações de prevenção e orientação à população. Durante a ação, que termina na Quarta-feira de Cinzas (22), também serão implantados pontos base nas principais rodovias que cortam o Estado e realizadas vistorias em locais com grande concentração de pessoas.

De acordo com o major Gouveia, do Comando de Operações do Corpo de Bombeiros, os batalhões instalados em Belo Horizonte e no interior poderão reforçar essas estratégias de acordo com as características de sua região. “Nosso objetivo é prestar um serviço eficiente e garantir que todos os mineiros e turistas possam brincar o Carnaval, com toda a segurança”, afirma o oficial.

A operação Carnaval também é um reforço da operação Veranico, lançada no dia 21 de janeiro. Até o mês de março, equipes de bombeiros permanecerão de plantão nos finais de semana, em locais de grade concentração de pessoas, como lagoas, represas e cachoeiras.

Durante os dias de festa, serão empregados 3,3 mil bombeiros em todo o Estado. Em Montes Claros, no Norte de Minas, e Governador Valadares, no Leste do Estado, regiões que concentram, juntas, 85 balneários, 566 militares estarão de prontidão. Toda a atividade será apoiada pelo Batalhão de Operações Aéreas, com dois helicópteros Arcanjo.

As equipes estão intensificando o seu treinamento para atuarem durante os dias de folia. A primeira etapa, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, envolveu a formação de 22 multiplicadores, que vão disseminar os conhecimentos em todos os batalhões, pelotões e companhias do interior. Já a segunda etapa, realizada até o dia 16, vai enfatizar o treinamento em salvamento aquático para os 192 bombeiros que atuarão como guarda-vidas em balneários. Todas as atividades envolverão instruções de salvamento em piscinas, lagos e rios, com instrução prática nesses locais. Durante as aulas, serão utilizados equipamentos como barcos motorizados, botes infláveis e Jet Ski.

Além de preparação de seu pessoal, o Corpo de Bombeiros vai investir também nas ações educativas em todo o Estado, com distribuição de material informativo e orientação à população sobre as principais condutas preventivas para evitar os acidentes.

Cidades Históricas

As cidades históricas de Mariana, Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina vão receber um reforço de equipes de bombeiros durante o Carnaval. Além de bombeiros do efetivo dos Batalhões e pelotões, será acionado o efetivo de um batalhão emergencial. Apenas em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, cidade com 44 mil habitantes, são esperados cerca de 60 mil foliões nos quatro dias de festa.

Pontos base do Corpo de Bombeiros durante o Carnaval
BR 040 – cruzamento com BR 356, próximo ao Alphaville (Sta Lúcia)
BR 040 – km 568, Posto da Receita Estadual (Sede)
MG 262 - Trevo de Mariana (Ouro Preto)
Trevo do Bairro Betânia (BH) - Anel Rodoviário (Barreiro)
BR 381 - Entrada do Município de Igarapé/MG (REGAP)
BR 040 - Bairro Veneza, Ribeirão das Neves/MG (Ribeirão das Neves)
BR040/262 - Bairro João Pinheiro, Posto de Combustível Ipiranga, BH/MG (Ceasa)
BR 262 – Trevo de Juatuba, Posto da Receita Estadual (Juatuba)
BR 381, Trecho Ravena / Caeté (Caiçara/Sabará)
BR 381- Trevo de Barão de Cocais (Nova União)
MG 010, km 22 Posto da PMMG (Vespasiano)
MG 010/MG 424 – Sentido Prudente de Morais (PA Venda Nova)
BR 040 - no posto da PRF, km 765, próximo ao bairro Dias Tavares (Sede)
MG 353 - Posto PMMG, próximo ao bairro Grama (Sede)
BR 040 – km 700, Trevo- Posto Cabana (Barbacena)
MG 383 - sentido a Entre Rios de Minas (São João Del Rei)
BR 040 - Posto da PRF, Congonhas (Conselheiro Lafaiete)
BR 265 – Posto PMMG (Ubá)
BR 116 – Posto da PRF (Muriaé)
MG 497 - Km 55 posto Cinqüentão, sentido Prata/MG (Sede)
BR 365 - Posto Parada Bonita (Sede)
BR 365 - Próximo ao Posto Doidão, sentido Uberlândia (Patrocínio)
BR 354 - KM 18, próximo à Pamonharia do Agnaldo (Patos de Minas)
BR 251 - Unidade SAAE/Unaí – sentido Brasília (Unaí)
BR 365 - TREVÃO (Ituiutaba)
BR 050 - posto da PRF sentido Uberlândia (Araguari)
BR 040 - km 47, sentido Brasília Posto da PRF de Paracatu (Patos de Minas)
BR 381 - sentido a Belo Oriente em frente ao estádio Ipatingão (Ipatinga)
BR 381 – km 346, Próximo ao Cinco Estrelas (Itabira)
MG 111 – Alto Caparaó (Manhuaçú)
BR 116 – próximo ao Posto da PRF (Teófilo Otoni)
BR 116 – com BR 381, sentido Alpercata (Sede)
BR 458 – próximo à estação de tratamento de água da COPASA (Cel. Fabriciano)
BR 135 - KM 375, Posto da PRF, saída para BH/MG (Sede)
BR 251 - KM 513, Posto da Receita Estadual (P.A Rio Verde)
BR 251 - Sentido Rodovia Rio/Bahia, Salinas/MG (Sede)
MG 122 - KM 15, sentido a Porteirinha (Janaúba)
MGC 259 – km 01, entroncamento com a BR 135, Curvelo/MG (Curvelo)
BR 367 - km 590 próximo ao Ponto Real D’Ávila (Diamantina)
BR 365 - Km 154, posto PRF sentido a Jequitaí (Pirapora)
BR 135 com BR 040 – sentido Pompéu (Sete Lagoas)
BR 050 - Posto da PRF (Sede)
MG 427 - Posto da PMMG (Sede)
BR 262 - Posto da PRF, sentido a Uberaba (Araxá)
BR 153 - Posto PRF em Frutal (Frutal)
MG 167 - Próximo ao Posto Geraldo Lima (Sede)
BR 381 - KM 742, Rod. Fernão Dias, Posto Novo Rio (Três Corações)
BR 265 - Trevo de Ribeirão Vermelho/MG (Lavras)
BR 459 – km 12, Próximo à PRF, saída de P. de Caldas/Pouso Alegre (P. de Caldas)
BR 146 – km 530, bairro Cohab (Poços de Caldas)
BR 491 - Trevo com MG 179, Alfenas/MG (Alfenas)
BR 381 - Km 870, Posto da PRF, Bairro Cruz Alta (Pouso Alegre)
MG 290 - KM 01, Posto da PRE , bairro Vista Alegre (Pouso Alegre)
BR 459 - Próximo ao Distrito Industrial de Itajubá/Piranguinho (Itajubá

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MONTES CLAROS DEBATERÁ MAIS UMA VEZ O DIREITO E TEORIA DO ESTADO

ASCOM/FSA

A Faculdade de Direito Santo Agostinho promoverá de 16 a 18 de maio a IX edição do Congresso Brasileiro de Direito e Teoria do Estado e V Seminário Internacional de Direitos Humanos, evento que a cada ano se consolida como referência no Estado por suas abordagens aprofundadas, por proporcionar aos participantes a oportunidade de trocar experiências com mestres e doutores do direito e por receber palestrantes internacionais.
Serão três dias de palestras e debates com temas que versam sobre o direito penal, processual, constitucional e cidadania. Destaca-se dentre renomados juristas, a presença dos professores Paulo Ferreira da Cunha - Portugal (Professor Catedrático de Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto-Portugal ) e Robert Perkinson - EUA (Ph.D. em Estudos Americanos da Universidade de Yale), além de importantes nomes da comunidade local que farão palestras e discorrerão sobre suas experiências no âmbito do direito.
A lista com os nomes já confirmados para o Congresso foi divulgada essa semana. Entre eles estão o professor de direito penal dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, Túlio Vianna, a Diretora presidente do Jornal Estado de Direito, jornalista e mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmela Grüne, o Doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid em 1999, Aury Celso Lima Lopes Junior.
Outro nome já bem conhecido dos congressistas é o mestre em Direito Constitucional e doutor em Direito Constitucional pela UFMG, Bernardo Gonçalves. Também está confirmado para a Alfredo Fernandes. Também foram confirmados os nomes do Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Paulo Rangel do Nascimento, Professor Catedrático de Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto-Portugal, Paulo Ferreira Da Cunha (Portugal) e o norte-americano Robert Perkinson (EUA), bacharel em História pela Universidade do Colorado em Boulder em 1994 e Ph.D. em Estudos Americanos da Universidade de Yale em 2001. Perkinson atualmente é membro da diretoria do Fórum de Políticas de Drogas do Havaí.
Em breve as inscrições serão abertas para o Congresso. Outras informações sobre o evento em nosso portal www.santoagostinho.edu.br e na coordenadoria do curso de Direito, no Campus Shopping, pelo telefone (38) 3224-7948.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CEMIG ALERTA E DAR DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL

Com a proximidade do carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig orienta os foliões e a população em geral sobre os cuidados que devem ser observados com relação à rede elétrica.
Para se evitarem acidentes com carros alegóricos e trios elétricos, é preciso atenção especial com relação à altura desses veículos. De acordo com Demétrio Venício Aguiar, engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, nesse caso, deve-se levar em conta, também, a altura das pessoas que estarão sobre os veículos.
Com relação à montagem de palanques, Demétrio Aguiar afirma que “é fundamental que os organizadores do eventos considerem a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação”.
Outro cuidado diz respeito à instalação de equipamentos elétricos, como aparelho de som e refrigeração. O engenheiro alerta para a necessidade de se manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água.
Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, que terão um canal de comunicação direta com a Cemig. O telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190. A ligação também é gratuita.

Recomendações
Iluminação, enfeites e alegorias
• Não lançar artefatos – como serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
• Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
• Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
• Não fazer ligações clandestinas (gatos).
• Não jogar líquidos, sprays e água na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.

Trios elétricos e carros alegóricos
• Não trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos.
• Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.
• Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows
• A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
• A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
• Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
• Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
• Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.
• Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Fios partidos (acidentalmente)
Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado.

Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, e aguardar a chegada dos técnicos da Empresa

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FIQUE ATENTO: 522 VAGAS ABERTAS PARA O SAMU

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) realizará concurso para preencher 522 vagas em diversas áreas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 07/02, pelo presidente do Cisrun, Warmillon Fonseca Braga, que autorizou a realização do concurso para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do atendimento pré-hospitalar do SAMU-192 Macro Norte. O concurso será realizado pela Unimontes e o edital será divulgado em breve.

Serão 522 vagas ofertadas, sendo 74 para a carreira de médicos, 32 para profissionais de Enfermagem, 196 para técnicos de Enfermagem, 200 para condutores socorristas e 20 para a carreira de técnicos administrativos.

Os procedimentos internos para a execução do concurso já foram iniciados. As regras do concurso público do Cisrun estarão contidas no edital regulador, que será publicado no Diário Oficial da União e divulgado nos sites do Cisrun (www.cisrun.saude.mg.gov.br) e da Unimontes (www.unimontes.br

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL PISA NA BOLA COM A IMPRENSA

Nota de repúdio à Federação Mineira de Futebol (FMF)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) considera as normas anunciadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para a cobertura nas arenas esportivas do Estado um abuso de poder e o cerceamento do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa que não pertencem à emissora detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos Mineiro e Brasileiro, a Rede Globo. A organização limita o trabalho dos demais jornalistas à Tribuna de Imprensa, impede o acesso livre ao gramado, proíbe o contato com os jogadores nos vestiários e dá plenos poderes à Assessoria de Imprensa da Federação e à emissora detentora dos direitos de transmissão para escolher quem entrevistar, quando e como, o que vai provocar total prejuízo às edições esportivas de jornais e às coberturas das rádios e outras TVs. Tal despropósito vilipendia leitores, ouvintes e telespectadores dos demais veículos de comunicação.

As regras, que contêm todo o tipo de infâmia, obrigam emissoras de rádio a informar a frequência de seus microfones, para não macular a cobertura ao vivo da rede televisiva. Essas normas são um desrespeito à natureza plural das transmissões e das reportagens esportivas, pois se destinam a beneficiar apenas um veículo de comunicação em detrimento da qualidade do jornalismo.

O SJPMG, que sempre se posicionou quando houve tentativa de cercear o trabalho dos jornalistas, sai, mais uma vez, em defesa do direito ao trabalho e da diversidade da informação. O Sindicato vai tomar as medidas cabíveis para garantir a todos os profissionais da imprensa o direito de trabalhar livremente nas arenas esportivas de Minas Gerais. A entidade vai organizar e mobilizar os profissionais que estão sendo prejudicados com a execração e o confinamento, além de acionar todas instâncias envolvidas na questão. Agindo assim, sai em defesa da pluralidade no jornalismo esportivo, garantindo tratamento igual ao trabalhador jornalista, independentemente de seu veículo de atuação. O SJPMG não compactua com esse desrespeito à informação de qualidade e levanta preocupação quanto ao que poderá vir durante a realização da Copa do Mundo em Belo Horizonte.

Não é admissível que apenas uma emissora, embora tenha investido na competição, fique com o monopólio de um espaço público como as arenas esportivas de Minas Gerais, reconstruídas ou reformadas com verbas municipais, estaduais ou federais e nas quais historicamente foram respeitados os espaços dos mais afortunados e dos menos aquinhoados veículos de comunicação.

Por tudo isso, a FMF mostrou-se autoritária, ditatorial, e seu ato fere de morte o direito ao trabalho e à informação. A decisão da entidade beira à censura e, ao mesmo tempo, submete ao abuso do poder econômico jornalistas esportivos dos demais veículos de comunicação do Estado.

E, por assim entender, o SJPMG vem a público manifestar seu repúdio a esse rol de absurdos e declarar seu integral apoio aos profissionais das coberturas esportivas no estado.



Belo Horizonte, 1º de fevereiro de 2012



Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

FACULDADES SANTO AGOSTINHO PROMOVEM O RISO



As Faculdades Santo Agostinho em parceria com a revista Moc Magazine e Nature Farm trazem para Montes Claros o humorista Maurício Manfrini, que interpreta o personagem Paulinho Gogó nos programas "A Praça é Nossa", do SBT, e Patrulha da Cidade, da Super Rádio Tupi.
O show acontece no dia 11 de fevereiro, no Teatro das Faculdades Santo Agostinho (CampusJK). O artista é uma realidade do humor Nacional. Pela primeira vez em Montes Claros, o humorista do SBT promete momentos de pura alegria e muito bom humor. “Será um show imperdível”, destaca um dos organizadores do evento, Pedro Pinheiro.
Em sua apresentação, o personagem brinca com a moda do stand-up comedy e conta suas próprias estórias que fazem qualquer um rolar de tanto rir.
Maurício tem uma presença de palco incrível e não é a toa que seu show é um dos mais solicitados no eixo Rio-São Paulo. Os ingressos são vendidos na Nature Farm, na Cantina Globo das Faculdade Santo Agostinho e pelos telefones (38) 3084-5029 / 9206-0123 /9806-3922. Acadêmicos, professores e colaboradores das Faculdades Santo Agostinho têm desconto de 50% na aquisição do ingresso.